As melhores dicas para você dormir – e acordar – bem
Nada como uma boa noite de sono para garantir disposição e bom humor!
O feriado está acabando e a aproximação da segunda-feira já te faz pensar na dificuldade pra dormir – e no sono durante a semana? Calma, miga! A CH tira as suas dúvidas e te dá dicas para você se deitar (e se levantar também) sem drama.
Dorminhoca, eu?
Na adolescência, os hormônios responsáveis pelo crescimento estão a todo vapor – e é isso que dá aquele soninho… O ideal é descansar nove horas por noite: pode parecer muito, mas esse é o tempo perfeito para seu cérebro organizar os pensamentos e seu corpo repor as energias. Ótima explicação para dar à sua mãe quando ela disser que você dorme demais, né? Hehehe.
Só mais cinco minutinhos…
Para não sofrer (tanto) a cada vez que o despertador tocar, tente dormir e acordar sempre no mesmo horário. No domingo, que tal ir para a cama um pouco mais cedo? Só não vale trapacear e tirar um cochilo à tarde! Se, mesmo assim, você continuar pescando na aula, mude de posição na carteira, tome água e, se for possível, sente perto da janela, que é um lugar mais arejado e iluminado.
Ritual de Bela Adormecida
Lembre-se de que o melhor make para as olheiras é sempre uma noite bem dormida. Se sentir alguma dificuldade, aposte numa playlist com músicas calminhas, num banho quente, numa xícara de chá com propriedades relaxantes (como o de erva-cidreira e o de maracujá) e no escurinho do seu quarto. Quando as luzes estão apagadas, seu organismo produz a melatonina, hormônio que aumenta a sensação de sonolência.
Bye-bye, insônia!
Para não passar a noite em claro, tente evitar tudo aquilo que é estimulante: alimentos com cafeína (como café e chocolate), exercícios físicos depois das 19 horas, fazer lição de casa até muito tarde, assistir TV antes de dormir e ficar horas na frente do computador ou do celular.
No dia a dia
O corpo tem períodos de alerta e de sonolência, que se alternam a cada duas horas. Adivinha qual é a fase que ocorre mais ou menos das 13 às 15 horas? Sonolência! Almoçar algo muito pesado só vai aumentar a vontade de dormir. Afinal, seu organismo precisa diminuir o ritmo para se focar na digestão. A dica é fazer uma caminhada leve de 20 minutos depois de comer. Em época de prova, foque seus esforços e tente dormir bem. É durante uma parte específica do sono, chamada REM (Movimento Rápido dos Olhos, em português), que você descarta as lembranças que não são importantes e aguça a memória.
Pronta para colocar as dicas em prática?