O que faz um visagista e como ele pode te ajudar no seu corte de cabelo?

Entenda como o profissional pode te auxiliar na transformação do seu visual

Por Duda Cardim 19 abr 2025, 14h00
V

ocê já saiu do salão de beleza e sentiu que o novo corte de cabelo não combinava com você? A solução para esse tipo de problema pode estar no visagismo, uma técnica que estuda as principais características da pessoa e, a partir de uma análise, ajuda a criar um visual harmonioso que vai além das tendências do momento.

Mais do que um cabeleireiro, o visagista é um profissional que pesquisa a estética como um todo, a cor dos fios, o design da sobrancelha, o tom da pele e até o jogo de luz e sombra de uma maquiagem.

Para entender melhor o processo, conversamos com Patrícia Carvalho, especialista em visagismo pela Ecosmetics. “A comunicação visual não verbal é muito importante, porque o primeiro impacto é o que fica, por isso, o primeiro passo é a identificação do que o cliente deseja comunicar”, explica ela. 

Continua após a publicidade

A visagista precisa ter conhecimento sobre a fisiologia e também da psicologia, entendendo o formato do rosto, as áreas que merecem mais destaque, mas também o estilo de vida e a personalidade do indivíduo. A ideia é que o melhor visual para uma pessoa vai além da harmonização exclusivamente estética.

Para Patrícia, o especialista em visagismo pode ser a melhor opção quando alguém sente o desejo de mudar de visual, especialmente ao iniciar uma nova etapa da vida, afinal, dentro da análise, está o estudo do objetivo da imagem. “A leitura do visagista segue sobre o que está sendo comunicado, onde precisa estar em harmonia para provocar o resultado da comunicação visual desejada.”

Além de características pessoais, o profissional trabalha também com as intenções do cliente. Diferentes cortes de cabelo transmitem sensações e estilos distintos. “Um chanel clássico, reto e sólido traz muito mais imponência e seriedade, enquanto camadas mais longas criam movimentos que mostram muito mais feminilidade e romantismo”, exemplifica a visagista.

Continua após a publicidade

Pessoa cortando o cabelo
O que faz um visagista? FreePik/Reprodução

Ainda que muitos cabeleireiros se especializem e se tornem também visagistas, nem todos tem esse conhecimento. “Se o cabeleireiro não é o visagista, ele vai fazer essa leitura, vai conseguir executar. Agora, se o cabeleireiro é um visagista, ele consegue escolher, dentro da comunicação das cores, das linhas e do desejo de imagem, algo coerente que não fuja da essência da sua cliente”, completa Patrícia Carvalho.

No entanto, não é sempre que o visagista é a melhor opção para você. Embora o profissional encontre o visual mais harmonioso, muitas vezes queremos apenas um corte ou penteado que está em alta e uma boa execução de um cabeleireiro já é o suficiente, não é mesmo?

Não precisa se apegar em encontrar sua melhor versão a qualquer custo. Escute suas vontades e desejos e entenda qual profissional, especializado em visagismo ou não, é a opção que faz mais sentido com você no momento.

Publicidade