Usar os mesmos produtos no cabelo faz com que eles percam o efeito?

É necessário alternar o xampu e condicionador depois de um tempo? Entenda se isso é mito ou verdade

Por Sofia Duarte 13 nov 2022, 10h00

Você já ouviu falar que, de tempos em tempos, precisa trocar os produtos que costuma usar no cabelo porque eles param de entregar o efeito prometido após um determinado período? Acontece que a realidade não é exatamente essa, viu? A CAPRICHO conversou com especialistas para entender e te explicar a verdade por trás dessa falácia.

Afinal, usar os mesmos produtos no cabelo faz com que eles percam o efeito?

A resposta é apenas uma: não! O que ocorre é que, dependendo da fase do tratamento, os fios vão precisar de nutrientes diferentes. “O nosso cabelo tem necessidades diferentes dependendo de diversos fatores, como químicas realizadas, o meio ambiente, ferramentas de calor que usamos, entre outros”, explica Daniel Shapiro, cabeleireiro embaixador de Redken. “Com isso, muitas vezes após um tempo usando um produto, seja ele xampu ou outro, nosso cabelo muda a necessidade e temos que trocar. Um exemplo disso é um cabelo severamente ressecado que, após um tempo de uso de produtos específicos para combater o ressecamento o cabelo vai melhorar, então provavelmente será preciso trocar para produtos de cabelos secos apenas, pois o nível de dano de ressecamento reduziu, e o cabelo já não precisa mais de algo tão potente como as linhas específicas para cabelos ressecados”, completa.

Então, é importante alternar os produtos utilizados entre as lavagens?

Os fios podem, sim, precisar de ativos diferentes em determinadas fases. Inclusive, na maioria dos casos, eles necessitam de um cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição e construção”, afirma Ana Paula Rodrigues, especialista de produtos da marca Widi Care.

O cabelo pode ter mais de uma necessidade e, nesses casos, é muito importante alternar os cuidados para que todas elas sejam atendidas“, diz Daniel Shapiro. “Porém, em alguns casos, existe uma necessidade específica e, aí, precisamos de uma linha própria para ela. Um bom exemplo disso são os cabelos danificados por descoloração que ficam com sua estrutura comprometida, emborrachando e se partindo e, aí, o fundamental é tratar esses danos com uma linha específica para isso e, depois, alternar para atender outras necessidades.”

Continua após a publicidade

Como perceber que aquele produto não está mais atendendo às suas necessidades?

“Primeiro, deve-se observar qual é a proposta do produto e se ele atendeu às suas necessidades nas primeiras aplicações”, aconselha Ana Paula Rodrigues. “Se no decorrer do uso houver uma baixa performance, você consegue identificar que não é o produto que não está mais funcionando, mas, na verdade, é que ele já cumpriu sua função e atendeu às necessidades dos seus fios.”

“A melhor forma de saber qual linha de produtos devemos usar é realizando um diagnóstico dos fios com um profissional capacitado para isso, que conheça bem a ciência capilar e os produtos que o cabelo precisa”, indica Daniel Shapiro. “No entanto, existem algumas formas mais gerais que podemos basear na hora da escolha dos produtos. Se o fio está seco, usar uma linha para combater isso, se está fragilizado por química a mesma coisa, e assim por diante. Mas como tratamos de indivíduos e somos muitos diferentes uns dos outros, pode acontecer que o que é bom para um pode não ser para o outro e, por isso, também é importante procurar ajuda profissional”, finaliza.

Quem deu as informações: Ana Paula Rodrigues, especialista de produtos da Widi Care; Daniel Shapiro, cabeleireiro embaixador de Redken

Publicidade