9 mudanças do novo sistema para smartphones do Google, o Android P
Bateria mais inteligente é apenas uma das - muitas! - novidades
Novidade boa para os fãs do Android! O Google apresentou durante sua conferência de desenvolvedores, nesta terça-feira, 8, a nova versão do seu sistema operacional, o Android P. Mais moderno e intuitivo, o lançamento promete deixar a navegação mais prática.
Separamos abaixo 9 alterações que vão aparecer no novo sistema. Confira!
1.Novos gestos para navegação
Mais deslizadas e menos botões! Se antes era preciso pressionar um botão para visualizar os aplicativos abertos, que apareciam um em cima do outro, com a alteração será necessário apenas deslizar a tela para cima e todos os apps aparecerão um ao lado do outro. Além disso, cinco aplicativos sugeridos ficarão visíveis na parte de baixo da tela com base no comportamento do usuário.
2.Privacidade
O Android P também contará com um recurso que vai mostrar quais aplicativos possuem acesso aos dados pessoais, microfone, câmera e localização do usuário. Dessa forma, será mais fácil retirar essas permissões caso o dono do aparelho deseje.
3.Mais interatividade com os aplicativos
O uso de inteligência artificial no sistema proporcionou várias praticidades para o Android. Na nova versão, será possível interagir com os aplicativos sem precisar abri-los. A ideia é que o sistema tente prever, de acordo com o seu comportamento de uso, o que você fará em determinadas situações. Por exemplo, quando você escrever na busca o nome de um aplicativo de transporte, o Android P irá mostrar uma barra com o seu endereço e o ícone do aplicativo e você poderá selecioná-lo para pedir uma corrida.
Algo parecido vai acontecer quando o usuário escrever o nome de um filme no buscador. O Android irá sugerir cinemas que estão exibindo a obra e dar opções para comprar ingressos.
4.Bateria inteligente
O celular contará com um sistema para otimizar a bateria. Chamado de ‘Doutor Bateria’, a novidade vai analisar como cada usuário mexe no aparelho, quais aplicativos são usados e em quais horários. A ideia é que ele estude os hábitos para otimizar a bateria e ajude a economizar cerca de 30% de energia.
5.Brilho esperto
Sabe aquele incômodo de pegar o celular e encarar a tela com muito brilho? Como nas outras alterações, a ideia é que o sistema do celular entenda o nível de iluminação que você gosta para aplicá-la automaticamente.
6.Adeus vício no celular
O Android P ajudará os usuários a controlarem quanto tempo ficam mexendo no celular. Ele permitirá que as pessoas vejam quantas horas estão passando em cada aplicativo e ainda será possível criar um alerta para controlar o tempo gasto.
7.Não perturbe
Outra funcionalidade para ajudar a diminuir o uso do aparelho será o modo ‘shush’, que colocará o celular em uma espécie de ‘não perturbe’ toda vez que ele estiver virado com a tela para baixo. Além disso, o Android dará também a opção de ativar um modo para deixar o visor em preto e branco e desestimular o uso.
8.Controle de volume
Para aumentar ou diminuir o volume, aparecerá uma barra vertical na tela quando os botões físicos, que ficam na lateral do celular, forem tocados. Será possível também colocar o aparelho no modo silencioso ou para vibrar usando o novo recurso.
9.Mudar a direção da tela sem confusão
Vai ficar mais fácil girar ou não a posição da tela do celular. No Android P, aparecerá um botão na tela a cada vez que a direção do aparelho mudar. Para autorizar a rotação, o usuário deve apertar o botão.
Curtiu as mudanças?