As fases de uma relação falha escondidas no álbum de Sabrina Carpenter

A temática amorosa em Man's Best Friend não é ao acaso: o álbum esconde um ciclo preciso de uma relação que inicia, tem seu fim e abre espaço para outra

Por Mavi Faria 7 set 2025, 13h00
O

lançamento de Man’s Best Friend, novo álbum de Sabrina Carpenter, ainda está movimentando as redes sociais, seja pelas músicas vibrantes, as referências artísticas no clipe de Tears, ou pelas letras ousadas. Mas, mais do que inspirações engraçadas, jogos de palavras e letras insinuativas, o álbum vem se mostrando uma referência bem precisa de como é o ciclo de um relacionamento.

Ao longo das 12 músicas, a cantora não só usou todas as vertentes e perspectivas de uma relação amorosa de inspiração, como também criou um ciclo amoroso muito bem definido e real, que você provavelmente já passou por um assim. Desde o início da conquista, até o começo e o fim da paixão, Man’s Best Friend mostra uma Sabrina vulnerável que se relaciona, se apaixona, se desencanta, se frustra e se joga com coragem em um novo relacionamento.

Essa linha de raciocínio faz ainda mais sentido quando lembramos que, nas divulgações do álbum, ela fez questão de pedir que os fãs ouvissem as músicas na ordem proposta, já que há uma história sendo contada, com começo, meio e fim. Foram os próprios carpenters que perceberam como as músicas representavam muito bem fases diferentes de um relacionamento e se surpreenderam ao entender o ciclo completo de uma relação falha da primeira à última música.

Em Manchild, por exemplo, a cantora abre o álbum frustrada com relacionamentos amorosos por estar em um ciclo de homens imaturos e irresponsáveis que, embora ela reconheça os defeitos, parece não conseguir fugir deles. A história, em Tears, já segue para o momento em que ela começa a gostar de um novo pretendente e se encantar com o comportamento mais maduro dele — mesmo que seja o mínimo esperado, como ao cantar “Eu fico excitada só de pensar em você sendo um cara responsável”.

Continua após a publicidade

Contudo, as coisas começam a desandar em My Man on Willpower, em que, de repente e sem explicação, o cara parece não gostar mais tanto assim dela, muito menos se demonstrar obcecado por ela ou em agradá-la, e ela se frustra por não saber o que aconteceu. Essa situação se mantém e, em Sugar Talking, o relacionamento se tornou basicamente brigas, e ela percebe que merece muito mais do que ele está proporcionando.

Em We Almost Broke Up Again Last Night, eles chegam naquela fase iôiô da relação, em que terminam e voltam todos os dias — fora os que brigam e quase terminam. O relacionamento finalmente chega ao fim em Nobody’s Son, e Sabrina começa a achar que não existe nenhum homem, o filho de ninguém, no mundo para ela, que parece estar destinada a ser a vela dos amigos.

Após o término, é natural que a próxima fase seja a do desejo de vingança, onde ainda há ressentimentos pela separação. Ela espera que ele esteja bem e seguindo em frente com a própria vida — mas nem tão bem assim. A vida de solteira começa a dar os seus primeiros passos em When Did You Get Hot, quando a cantora começa a perceber outros caras bonitos e a imaginar um novo envolvimento amoroso.

Continua após a publicidade

Mas é em Go Go Juice que ela vive a fase solteira ao máximo, com toda a confusão e curtição que merece após um término. É nessa fase que ela sai para se divertir e até manda mensagem para seus ex’s. Mas a vida de solteira não dura muito, porque em Don’t Worry I’ll Make You Worry ela já está conhecendo alguém novo e até o avisando que ela pode trazer confusão.

House tour é uma referência muito engraçada e metafórica em que ela apresenta e faz um tour em sua casa para o novo pretendente — ou melhor, explora e redescobre o seu próprio corpo e espaço com essa nova pessoa, como se estivesse começando a deixar ele fazer parte da sua vida.

O relacionamento novo parece estar indo bem e, em Goodbye, ela fecha as portas e dá tchau para aquela relação antiga que já havia acabado mas que estava tentando voltar com ela. “Adeus, isso quer dizer que você está me perdendo para a vida toda”, já que, aqui, não há mais espaço para essa pessoa voltar.

Continua após a publicidade

@audreyatienza

i love when artists art @Sabrina Carpenter #mansbestfreind

♬ original sound – audrey atienza

E aí, você tinha reparado nesse ciclo amoroso em Man’s Best Friend?

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade