Como é morar em um internato no interior da Inglaterra?
Marine Borges, da Galera CH, estudou em um tradicional colégio interno britânico, na cidade onde a saga "Harry Potter" foi filmada
Oi, galera! Aqui é a Marine Borges e hoje vim contar um pouco sobre uma das melhores experiências que eu já tive: meu intercâmbio!
Sempre tive vontade de fazer intercâmbio, mas achava que isso só aconteceria depois da faculdade. Até que eu descobri que minha escola tinha um programa para colégios internos nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e alguns outros lugares, e em 2019 eu embarquei nessa aventura.
Como boa fã de Paula Pimenta, fui inspirada pela Fani, de Fazendo Meu Filme, e escolhi ir para a Inglaterra. Eu fui a única da minha escola que decidiu ir para lá e ainda não sabia muita coisa sobre o lugar.
Quando cheguei, não sabia exatamente o que esperar. Já tinha visto o colégio por fotos, mas ver aquele lugar ao vivo foi uma experiência indescritível! Minha escola ficava em Watford, que por acaso é onde foram gravados os filmes de Harry Potter, e o internato tinha muito essa vibe mágica mesmo.
Uma das coisas mais legais do Stanborough School é que ele é um colégio internacional, então conheci pessoas de diversas partes do mundo e era muito legal ver as diferenças e similaridades entre as culturas.
Logo conheci os outros alunos internos, alguns que moravam lá só durante a semana e voltavam para casa nos fins de semana e outros que só saiam nas férias e feriados. Além disso, tinham os grupos de espanhóis e japoneses que estavam fazendo o mesmo programa que eu.
Durante o intercâmbio, aprendi muitas coisas importantes, que eu levo para a vida! E se você também pretende fazer intercâmbio, aproveita essas dicas:
1. Você nunca está sozinha
Eu sou uma pessoa tímida e estava com receio de chegar lá e não fazer amigos ou de precisar de alguma coisa e não ter a quem correr. Mas, na verdade, aconteceu o oposto! Assim que saí do Brasil, percebi que em todo lugar do mundo tem pessoas que estão lá para o que a gente precisar. Sem contar que agora eu tenho amigos que moram literalmente do outro lado do mundo, com quem eu falo até hoje!
2. Se não souber, faça sem saber mesmo
O principal objetivo do meu intercâmbio era aprender inglês e, apesar de ter tido ótimos professores na escola, eu nunca tinha feito curso. Então, é claro que eu não sabia falar tudo. Mas quando eu não sabia alguma palavra, eu não ficava quieta! Eu falava o que eu conseguia e fazia gestos até alguém me entender. Era engraçado, mas ajudou muito meu inglês! Além disso, quando eu era chamada para jogar alguma coisa, por exemplo, eu ia jogar mesmo sem saber. As pessoas me ensinavam e eu aprendi várias coisas novas assim.
3. Vá com a cabeça aberta
Eu sei que pode parecer meio óbvio, mas é preciso lembrar que, quando você está num país diferente, morando com pessoas que são de uma cultura diferente da sua, às vezes, você vai estranhar algo que elas fazem e elas também. Respeito SEMPRE em 1º lugar! E sempre que possível, saia da caixinha e experimente coisas novas!
Ver essa foto no Instagram
4. Agradeça
Como eu disse, fazer intercâmbio era meu sonho, e eu sou completamente agradecida por ter realizado. Eu jamais teria conseguido ir e aproveitar se não tivesse tanta gente me apoiando. Sou muito grata a Deus, aos meus pais, meus professores e a todos que fizeram parte dessa experiência incrível comigo.
5. Aproveite cada segundo
Fazer intercâmbio é uma oportunidade única. Se você tiver essa chance, vai e aproveita tudo que puder para não se arrepender depois. Se sua escola tiver time de algo que você gosta, coral, orquestra, eventos ou alguma outra coisa que você gosta, participe! Preste atenção nos mínimos detalhes: olhe a vista, converse com as pessoas, experimente comidas diferentes… Tudo isso só te dará uma experiência incrível que você vai lembrar para sempre.