Continua após publicidade

Como está a vida dos jovens que usavam muito o X (Twitter)?

Integrantes da Galera CAPRICHO contam seus sentimentos e opiniões após o fim do x/Twitter aqui no Brasil

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 15h22 - Publicado em 11 set 2024, 19h00
O

que será que a galera ia falar sobre a prisão da Deolane ou do apoio de Taylor Swift à Kamala Harris no X (ex- Twitter)? Desde que a rede social comandado por Elon Musk foi suspensa do Brasil, no último dia 31 de agosto, muitos usuários, órfãos de tweets, passaram a imaginar como seria a repercussão dos últimos acontecimentos na plataforma, que sempre foi um espaço ímpar de discussão, memes e desabafos.

Ana Beatriz, integrante de 18 anos da Galera CAPRICHO, contou que está sentindo muita falta do Twitter – “mesmo que o aplicativo tenha seu lado negativo, como o ódio e as pessoas que acham que é terra sem lei”. “Sinto falta das das pessoas cobrindo as Olimpíadas, por exemplo, de desabafar sobre as séries que eu gosto, de ver os memes e as notícias”, conta a jovem que usava a plataforma há muito tempo para criar amizades e reunir fã clubes.

O carioca Enzo Araújo, 16 anos, compartilha do mesmo sentimento de saudade da rede social. “Era onde eu desabafava sobre minha vida, descobria fofocas, mas o principal era no trabalho. Eu ajudava a fazer mutirões para minha banda, e também sempre dei minha opinião sobre cinema e música lá e alcançava uma galera boa”, conta.

Continua após a publicidade

Já Mariana Costa, 18 anos, tem uma visão ambígua em relação ao fim do Twitter. Antes mesmo da rede social sair do ar aqui no Brasil, ela já sabia que sentiria falta, já que passava muito tempo no Twitter no seu dia a dia. “Fiz muitas amizades lá, sem contar que ele era um ótimo canal para receber notícias e para ficar por dentro do que tava rolando nos fandons dos meus artistas favoritos, os memes”, diz.

Por outro lado, ela já não sentia a mesma animação em relação à rede social como no começo. “Desde que o Twitter virou X, eu perdi totalmente o interesse na rede, ela já não era mais mesma. Eu já vejo o Twitter/X como uma rede morta, tal como o Facebook ou o Tumblr”, explica, ressaltando sua discordância em relação a atitudes de Elon Musk, o atual dono da empresa.

O fim do X/Twitter

Como explicamos nesta outra matéria detalhada aqui, o X foi suspenso após a escalada de tom entre o dono da rede social, Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que foi quem deu a ordem para derrubar a rede social.

Continua após a publicidade

Moraes tem atuado contra as fake news nas redes sociais brasileiras. Nos últimos meses, ele determinou que perfis disseminadores de desinformação e de condutas irregulares fossem desativados. Em abril deste ano, ele determinou a abertura de um inquérito para investigar a conduta de Musk. Na época, o ministro incluiu o nome de Musk no inquérito já existente das milícias digitais e estipulou uma multa de R$ 100 mil para cada perfil que a rede social reativar sem o consentimento da Justiça. Você pode ler tudo sobre isso aqui.

Ainda é difícil determinar o futuro da rede social. Mas a decisão de Moraes determinou a suspensão do X até o pagamento de uma série de multas e, também, da indicação de um representante legal no país.

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade