Como lidar com um amor não correspondido?

Não ser correspondido no amor é uma situação que interfere no ego, na autoestima e na confiança, mas há formas de remediar as consequências.

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h34 - Publicado em 21 jul 2024, 11h00
I

 

ndependente da idade ou do momento de vida, ter um amor não correspondido é um fardo difícil de ser lidado. ‘O problema sou eu’ é um pensamento frequente que passa na cabeça de quem recebe um não de quem ama – ou recebe nada, o que pode ser ainda pior.

Mas, na verdade, não ser correspondido no amor é algo que pode ocorrer em diversas situações, e nem sempre é porque ‘é você’. Pode ser que vocês não combinem, que você não faça o tipo da pessoa, que ela já esteja apaixonada por outra, e por aí vai. Mesmo assim, lidar com essa realidade é outra coisa, e dói muito.

 

 

Afinal, não ser correspondido é algo que interfere no nosso ego, coragem e até na relação com nós mesmos. E quem nunca amou alguém e não foi amado de volta, não é? Quase como um rito de passagem, você vai ter seu coração quebrado por essa situação algumas vezes na vida, e existem alguns conselhos que podem te ajudar a não sofrer tanto.

Abaixo, reunimos 4 dicas que possam deixar a passagem por um amor não correspondido um pouco mais leve – não há muitas formas de evitar que a situação aconteça, por isso é tão importante ter cuidado depois de ter o coração partido.

Continua após a publicidade

1. Tenha apoio e amparo

Sugerir que você ‘esqueça’, ‘supere’ e ‘deixe o amor não correspondido para lá’ pode ser complicado, porque não é tão fácil fazer essas coisas com alguém que você amou e criou a expectativa de que um relacionamento poderia existir.

Por isso, enquanto o crush pelo outro comece a crescer, já deixe seus amigos mais próximos avisados da situação para que você tenha um círculo de pessoas em quem pode confiar para desabafar quando as coisas derem errado – e para comemorar se dar certo. São essas pessoas que irão te acolher e sem te julgar pelo seu sentimento.

Uma coisa importante é que, caso o amor não correspondido seja um amigo próximo, você ainda assim tenha outras pessoas de confiança para se apoiar e seguir em frente.

2. O processo pode demorar, respeite seu tempo

Não se sinta envergonhado ou culpado pelo o que aconteceu, e deixe seus sentimentos seguirem o curso que precisam, seja chorando, desabafando ou contando a história quantas vezes for preciso. Ter um coração partido também é um tipo de luto, e quando ele surge das expectativas que você criou, pode ser mais difícil deixar de lado.

Continua após a publicidade

3. Busque se distrair

Seja por meio de um esporte, de livros, pinturas, corridas, séries ou filmes, tente se distrair e evitar ficar pensamento na pessoa e no que aconteceu. Com o tempo, você vai parar de relembrar essa história e vai conseguir esquecer, mas, até lá, é importante se distrair e, se possível, deixar de encontrar a pessoa.

Se vocês forem da mesma sala pode ser mais difícil, mas evite fazer trabalhos no mesmo grupo e, se o círculo de amigos de vocês for igual, respeite uma distância se você sentir necessidade, até superar seus sentimentos.

4. Cuide de você

Ter um amor não correspondido pode interferir na sua relação com você e no seu ego por se sentir ‘rejeitado’. Nesses casos, cuidar de você fisicamente pode ser uma ótima forma de retomar sua autoestima. Você pode ir na academia, cortar o cabelo, usar uma roupa que goste ou fazer uma maquiagem diferente, o que é importa é você deixar de se sentir rejeitado.

Publicidade