Como sobreviver às mudanças bruscas de temperatura

Com a ajuda de um especialista, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a reforçar sua imunidade

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h24 - Publicado em 31 ago 2024, 17h00
N

as últimas semanas, as mudanças bruscas de temperatura têm desafiado nossa imunidade com força total, e parece que essas variações não estão perto de acabar. Com mínimas abaixo de 10ºC em diversas cidades brasileiras há poucos dias, nos próximos, as máximas ultrapassarão os 30ºC.

Queixas em relação à saúde nesse período se tornaram bastante frequentes e não se resumem apenas a problemas respiratórios, viu? Segundo o médico Lawrence Aseba Tipo, professor e chefe de Residência de Urologia do Hospital Estadual de Vila Alpina, em São Paulo, as mudanças climáticas afetam de diferentes formas nosso organismo como um todo. Por exemplo, a pele tende a ficar mais ressecada, o que causa coceiras e dermatites, a pressão arterial das pessoas pode elevar e causar um mau estar.

Além disso, o conhecido congestionamento nasal, os espirros e tosses também aparecem, e o sistema imunológico fica debilitado, facilitando infecções. Ou seja, são muitas áreas do organismo que são afetadas por essas mudanças que, sentidas com mais ou menos intensidade em variadas épocas do ano, vão continuar existindo – e ninguém aqui quer ficar com a saúde debilitada e doente em diversos períodos do ano, não é?

Continua após a publicidade

Até conseguir blindar o seu corpo o máximo possível para evitar que essas variações te afetem tanto, há um percurso que precisa de dedicação e compromisso. E a CAPRICHO está pronta para te ajudar.

Com o auxílio do doutor Lawrence Aseba Tipo, elencamos abaixo 5 dicas e cuidados para você ter em especial em épocas com maior variação climática – mas seria bacana manter esses cuidados no ano todo, tá?

1. Atenção para o que você come

A ingestão de frutas, legumes e verduras precisa ser uma das suas principais prioridades pelas vitaminas e minerais que garantem ao seu organismo. Além disso, não deixe de ingerir água o dia todo, na quantidade necessária para o seu peso e altura. Neste outro texto aqui, te contamos bons ‘truques’ e dicas para aumentar o consumo de água.

Continua após a publicidade

2. Hidrate a pele

Aqui na CH, mostramos também nossos hidratantes para cuidar da pele no inverno preferidos, e eles são ótimos em momentos em que sua pele está mais seca. Esse cuidado vai evitar dermatites e coceiras e garantir saúde a sua pele.

3. Pratique exercícios físicos

Não é a primeira vez e não será a última que sugerimos a prática de exercício físico constante, não é? Eles cuidam tanto da saúde do seu metabolismo e organismo quanto da sua saúde mental. Com eles, sua imunidade estará mais forte para enfrentar as mudanças do tempo, mas lembre-se sempre de respeitar seus limites e seu corpo.

4. Priorize uma boa noite de sono

Para ter energias renovadas no dia seguinte e garantir que o corpo tenha o descanso que mereça, você precisa de uma boa noite de sono, e isso significa também dormir por, no mínimo, 8 horas por dia. Quer ajuda? Temos 7 dicas para melhorar a energia do seu quarto e dormir melhor – confira aqui.

Continua após a publicidade

5. Atente-se às campanhas de vacinação

Em especial no combate às doenças respiratórias, as campanhas de vacinação são um forte aliado, e elas costumam acontecer anualmente. Além disso, você também pode conferir no seu cartão de vacina se não está faltando nenhuma que pode estar te prejudicando. Nesta outra matéria, elencamos quais vacinas você precisa tomar durante a adolescência.

E você, bora colocar essas dicas em prática?

Publicidade