Continua após publicidade

5 dicas para manter a saúde mental em dia na reta final das Eleições 2022

Time de especialistas do Personare conta como se manter bem e conseguir fazer a melhor escolha no próximo domingo (2)

Por Personare Atualizado em 27 set 2022, 16h24 - Publicado em 27 set 2022, 16h24
Ilustração de maozinhas levcantadas segurando um bilhete escrito
simplehappyart/Getty Images

Se você está acompanhando o #CHnaEleição, sabe como o voto é uma importante maneira de incentivar que mudanças aconteçam no país. Mas a escolha dos candidatos não é nada simples, né? Sem falar nessa polarização toda, que anda resultando em uma das maiores ondas de violência polítia que já tivemos. Diante desse cenário, como manter a saúde mental em dia?

O Personare reuniu um time de especialistas para dar dicas básicas, mas eficientes, de como se manter bem durante esta reta final das Eleições 2022! Bora encarar da melhor forma possível esse momento?

1. Cuide da sua energia

Por Regina Restelli, criadora da Terapia dos Chakras

“Como é um momento muito desafiador, devemos nos manter focados em pontos que nos tragam bem-estar. Temos que nos cuidar com atenção, beber muita água, e nos alimentar de forma leve e saudável. É necessário optar por aquilo que nos faz bem e não entrar em nenhum tipo de chamado para conflito, mesmo ele estando em todos os lugares. Com distanciamento e escolha, conseguiremos nos manter em equilíbrio, evitando a frequência que estará vibrando à nossa volta. Acredite: sua energia materializa as coisas na sua vida. Escolha!”

2. Aposte em florais

Por Andrea Leandro, terapeuta floral

“Tomar florais pode te ajudar a se sentir melhor, principalmente quando a escolha de um candidato anda te dando dor de cabeça. Sugiro uma receita de Florais de Bach num vidro de 30 ml com as seguintes essências: White Chestnut, para clarear os pensamentos; Larsch, para se sentir mais seguro; e Scleranthus, se está difícil tomar uma decisão em quem votar. O mais importante é se sentir bem para bem escolher. Na dúvida, busque um terapeuta capacitado para te dar a receita mais assertiva para o seu estado emocional.”

3. Aposte em óleos essenciais para buscar equilíbrio

Por Solange Lima, aromaterapeuta

“A Aromaterapia e os óleos essenciais podem nos ajudar em momentos que estamos vulneráveis e nos sentimos sem energia, em desequilíbrio ou sem saber direito como escolher nessas eleições. Indico os óleos essenciais de Lavanda, que ajuda a desinflamar nossas emoções e traz equilíbrio; Vetiver, que traz foco, concentração e centramento para momentos de decisões importantes; e Limão, que traz discernimento e ajuda nas decisões. Veja aqui dicas sobre como usar os óleos e procure um aromaterapeuta para te orientar.”

4. Use filtros energéticos

Por Eric Flor, terapeuta integrativo

“Medo, incertezas, ameaças de violência, excesso de informações… São muitos os ruídos que vão nos contaminando durante esse momento de eleições. Por isso, minha dica é usar filtros energéticos para conter os ruídos. Pedras de proteção (escolha as que te fazem bem), aromas de acolhimento e lixeiras energéticas (um copo com água e sal grosso, sendo duas colheres de sal e o resto de água) para purificação do ambiente podem ser usados principalmente no local de dormir. Além disso, faça limpezas energéticas, através de banhos ou uso de técnicas integrativas, para reduzir as influências negativas e os ruídos de distorção comuns nessa época.”

+ Quer entender o que está acontecendo no Brasil neste ano de eleição? Vem com a gente no CH na Eleição.

5. Foque no poder de escolha

Por Simone Kobayashi, terapeuta Holística

“Apesar dos enfrentamentos, lembre-se de que quem tem o poder de escolha é você! Uma dica interessante é perceber no corpo onde está sendo processada a decisão, para então poder escolher. Coloque uma das mãos sobre a barriga, pause, faça duas ou três respirações profundas e perceba. Depois, faça o mesmo com uma das mãos no coração. Sabendo o que está acontecendo com você, perceba se escolhe pelo desequilíbrio ou não. E, então, faça a escolha do que quiser.”

Publicidade