Entenda o quadro psicótico agudo, diagnóstico de Vanessa Lopes após o BBB

Influenciadora fala, depois de um mês da desistência do BBB24, sobre a crise que a levou a romper com a realidade

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 16h11 - Publicado em 19 fev 2024, 14h32

Depois de um mês longe das redes após desistir do BBB24, Vanessa Lopes compartilhou, em entrevista exclusiva ao Fantástico que foi ao ar na noite de domingo (18), o motivo que a levou a sair do programa: um quadro psicótico agudo.

Em tratamento psiquiátrico desde que saiu da casa, a influenciadora contou, pela primeira vez, que o quadro clínico levou sua mente a romper com a realidade e a confundir o que era imaginação e o que era real. Nos dias que seguiram à desistência de Vanessa da casa, um dos comportamentos que começaram a assustar os brothers e os internautas foram justamente os pensamentos confusos onde perguntava aos outros participantes se eram reais ou atores e afirmava ter conversado e entendido uma parede da casa.

O quadro psicótico agudo, diagnosticado em Vanessa, é entendido como um rompimento repentino com a realidade onde a pessoa começa a viver realidades paralelas, situação que pode acontecer com qualquer pessoa, independente de ter um histórico de doença mental ou não, como afirma, na matéria exibida, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, médico responsável por acompanhar a influenciadora.

Embora Vanessa afirma já ter precisado de acompanhamento médico no passado, nunca havia apresentado nenhum sinal do quadro psicótico até agora. Ela acredita que o estresse, a falta de sono, a ansiedade e o medo do que estava acontecendo no programa e aqui fora foram os gatilhos para sua dissociação com a realidade durante o BBB. “Criei várias ‘fanfics’ na minha cabeça. A todo momento, eu dizia ‘olha, pode ser que seja real isso que eu queria na minha cabeça ou não”, conta na entrevista.

Além dos sintomas sentidos pela influenciadora, como os delírios com ideias que não são reais, em quadros psicóticos é comum observar alucinações, desorganização de pensamento, alteração importante de psicomotricidade, comportamento desorganizado ou bizarro associado a prejuízo de funcionamento, segundo a Associação Médica Brasileira. O tratamento indicado depende do quadro clínico de cada paciente, mas em casos psicóticos é comum a medicação em conjunto com a psicoterapia.

Continua após a publicidade

Medo do julgamento

Vanessa ainda afirma que o fato dela trabalhar com a internet, estar muito exposta e ser vítima recorrente de comentários de ódio agravou a situação, uma vez que intensificou seu medo intenso de julgamento dentro do programa. Mesmo com o alívio de ter saído da casa e de estar recebendo tratamento médico, apoio da família e dos amigos, Vanessa diz que ainda tem medo de ser julgada pelo o que aconteceu.

Durante o programa, as atitudes de Vanessa confundiram até mesmo os pais, que acreditavam ser uma estratégia de jogo da filha. Foi só quando ela desistiu do programa e eles tiveram contato com ela que perceberam como a filha estava desconexa com a realidade.

Estamos na torcida para que Vanessa fique bem <3

Publicidade