Continua após publicidade

Feng Shui pode trazer mais foco e menos ansiedade na hora de estudar

Você sabia que organizar o seu canto de estudos é um passo importante para aprender mais?

Por Personare 21 out 2022, 06h00
estudos feng shui
O toque pessoal transmite sensação de bem-estar e estimula a criatividade e produtividade, viu? Getty Images/Getty Images

O canto dos estudos é sagrado – ou deveria ser! Afinal, é nesse local que você realiza as atividades e avança em direção ao seu futuro. Por isso, reserve um tempo para organizar esse espaço. E você sabia que dá pra aplicar uma técnica milenar para fazer a energia do ambiente fluir melhor? O nome dela é Feng Shui e ela pode te ajudar a ter mais clareza, foco e criatividade!

O Feng Shui é uma antiga prática chinesa que permite harmonizar casas, apartamentos e escritórios, mas você pode aplicar em único lugar, como em um cômodo, no espaço onde estuda, ou até mesmo na sua mesa ou escrivaninha.

 

Atitudes e mudanças simples como incluir plantas na decoração ou tirar uma tesoura da mesa (porque ela corta as energias, segundo esta sabedoria) podem fazer muita diferença. Se quiser entender mais de Feng Shui, clique aqui. A seguir, a especialista Cris Ventura compartilha dicas simples e práticas.

Continua após a publicidade

1. Personalize seu espaço

O toque pessoal transmite sensação de bem-estar e estimula a criatividade e produtividade. Por isso, monte um painel (de madeira ou metal) com fotos de viagens, de shows, de passeios, de amizades e pets, tudo que remeta a momentos bem especiais e felizes. Como tudo muda o tempo todo, as fotos devem ser atualizadas com a mesma frequência que são clicadas em redes sociais e selfies.

2. Use e abuse das cores

Cada cor tem um efeito das cores e é repleta de energia. Saiba aqui que cor usar em cada lugar da casa. Mas no seu canto de estudos, prefira itens e decorações nas cores:

  • Amarelo: ajuda na concentração e nos estudos.
  • Laranja: estimula criatividade e alto-astral.
  • Verde: em qualquer tom é uma ótima melhor cor, pois simboliza expansão, crescimento e desenvolvimento, além de tranquilizar a mente e o corpo e incentivar os estudos.

3. Tenha plantas naturais

As plantas parecem imóveis, mas, na visão do Feng Shui, estão o tempo todo interagindo nos ambientes com a missão de fortalecer e renovar a energia (veja aqui dicas de plantas para cada lugar).

Onde você estuda, é legal ter uma Zamioculcas ou o Antúrio, porque elas purificam o ar. Mas cuidado se você tem pets curiosos, essas plantas podem ser tóxicas.  Opções mais seguras são o Bambu da sorte, a Orquídea, o Alecrim, o Manjericão e a Grama de milho de pipoca – ótima para gatos e cães – e também vão ajudar no seu foco por aí!

4. Use e abuse de cristais

Se não for possível colocar uma planta no seu conto de estudos, coloque um cristal. Por terem sido gerados pela Terra, cristais e pedras são muito poderosos pela energia que carregam em seu interior. Você pode usar aí uma Ametista (tranquiliza e desenvolve a intuição), ou um Lápis-lazúli (bom para estudos e aprendizados), uma Sodalita (ajuda na concentração e no foco) ou uma Amazonita (boa para criatividade e equilíbrio da rotina).

Continua após a publicidade

Perto do computador, o ideal é usar a Turmalina preta, para afastar energias negativas.

  • Importante: mantenha no máximo 3 cristais na mesa de estudos ou perto de você. Se tiver ou quiser mais, pode trocar conforme a necessidade.

5. Organize armários, prateleiras e gavetas

Sabe aquele velho conselho de mãe? Pois ele é real e necessário! Seu cantinho não deve ser bagunçado e muito lotado de coisas.

Verifique semanalmente o que está fora de uso: tarefas e projetos antigos, papéis, rascunhos, apostilas, cadernos, revistas, jornais, livros, sacolas, envelopes, embalagens e qualquer tipo de papel sem utilidade.

Pode doar alguns itens e reciclar outros, mas não mantenha coisas velhas ou estragadas – isso atrapalha sua energia!

6. Cuide do seu computador e celular

Use a tecnologia a seu favor! Todas as dicas a seguir envolvem organização e ajudam MUITO, acredite!, na clareza mental e sua produtividade:

  • Crie filtros para evitar o excesso de e-mails, bloqueie spams, saia de grupos indesejados ou antigos, organize os documentos em pastas por ordem numérica, alfabética, datas ou temas.
  • Exclua os rascunhos e limpe o excesso de arquivos e programas semanalmente.
  • Anote na agenda do celular as datas de provas, horários das aulas, horário para leitura, aulas extras ou particulares.
  • Faça listas, sincronize a agenda dos aparelhos, use um timer para estudar.

O que pode e o que NÃO pode na Mesa de Estudos

O QUE PODE

Centro da mesa

  • É o local ideal para o computador ou notebook, independentemente do formato da mesa, pois esse é o canto da vida profissional e nada melhor do que colocar a principal ferramenta de estudos para projetar e estimular o seu futuro profissional.
  • O canto central superior simboliza o sucesso e a realização. Coloque um objeto vermelho sobre o computador ou uma luminária atrás dele para iluminar o sucesso nos desafios como provas, simulados, concursos, vestibulares.

Lado direito

  • Do lado direito fica o canto dos relacionamentos e vale decorar com dois objetos que formem um par, principalmente se vocês estudam juntos.
  • Em seguida, coloque o telefone celular também do lado direito para ter ajuda das amizades e de pessoas que possam te ensinar mais sobre algum tema importante.
  • Na sequência, fica a criatividade. Para ter mais inspiração na hora de estudar ou fazer uma tarefa, coloque um objeto de metal ou multicolorido.

Lado esquerdo

  • A prosperidade fica do lado esquerdo da mesa e essa é a energia do dinheiro. Para ativar essa energia, coloque uma pedra Pirita nesse canto.
  • No canto esquerdo central da mesa, fica o canto da família, ótimo local para uma planta ou vaso com flores.
  • Na sequência, fica o canto da sabedoria, lugar ideal para livros, cadernos, apostilas sobre os assuntos e temas que está lendo e estudando atualmente ou que pretende aprender, como por exemplo um novo idioma.

O que NÃO pode

  • Tesouras, estilete, abridor de cartas e outros objetos cortantes sobre a mesa, pois são negativos e cortam as energias. Guarde em gavetas ou caixas.
  • Fiação enrolada e aparente tem a ver com sistemas nervosos, então é melhor deixar escondida, ou pelo menos sem estar enrolada.
  • Relógios parados, que não funcionam ou não estão no horário certo. Isso vale para todos os tipos de relógio incluindo o do computador, tablet, celular.
  • Objetos e aparelhos quebrados e sem uso. Verifique as gavetas da mesa e de todo o espaço e livre-se do que está quebrado e também do que não usa mais.
  • Gavetas bagunçadas. Isso atrapalha toda a energia do local onde você fica mais tempo estudando.
Publicidade