St. Patrick’s Day: verde realmente é a cor da sorte?
Nós recorremos à Cromoterapia, o estudo sobre a energia das cores, e te contamos se verde é a cor sorte ou pura coincidência
Neste domingo, 17 de março, é o Dia de São Patrício ou, como os gringos, chamam, St. Patrick’s Day. É aquele dia no ano que as ruas são pintadas de verde, vemos chapéus verdes balançando de um lado para o outro, comida e drinks verdes por todo lado e um clima de festa que parece nunca acabar. Mas qual o significado de todo esse verde, é mesmo a cor da sorte?
A origem disso tudo vem da Irlanda, como uma homenagem a São Patrício, o padroeiro do país. Além disso, o símbolo nacional é o trevo-de-quatro-folhas 🍀, e acabou se tornando a marca registrada de São Patrício.Além disso, a Irlanda tem muitas áreas verdes, tanto é que ganhou o apelido de “Ilha Esmeralda” 🍃. Então, tudo faz sentido, né?
Mas será que essa história de verde trazer sorte é verdade? Nós recorremos à Cromoterapia, o estudo sobre a energia das cores, e te contamos a seguir.
Verde é a cor sorte ou pura coincidência?
Para a Cromoterapia, cada tom tem uma vibração energética diferente e, quando usamos uma cor ou estamos num ambiente preenchido por ela, podemos sentir seus benefícios — ou malefícios.
Segundo a cromoterapeuta Solange Lima, o verde é a cor do equilíbrio, pois está no meio-termo entre as cores quentes e frias. Além disso, ela tem efeito calmante, ajuda a combater medos e inseguranças, além de energiza o Chakra Cardíaco e facilitar digestão.
“Verde promove serenidade, mantém o bom funcionamento do corpo, trazendo equilíbrio e bem-estar, além de ajudar a manter a mente e o corpo harmonizados”, explica a especialista.
Mas não existe nenhuma comprovação de que o verde traga sorte. Isso porque, segundo Solange, nenhum cor é intrinsecamente boa ou ruim, da sorte ou do azar. Tudo isso é superstição — como na Copa do Mundo.
Na verdade, é mais uma questão de como você encara as cores. Não é tipo um passe de mágica!
“Pelo olhar da Cromoterapia, cada cor carrega energias singulares agindo no nosso emocional e até no aspecto físico. Mas tudo depende mais da forma como intencionamos o uso de cada cor do que sorte ou azar, energia boa ou ruim”, esclarece a cromoterapeuta.
Ah, e tem mais! No Feng Shui, que estuda como harmonizar os ambientes, o verde ajuda a equilibrar nossa casa e, consequentemente, nossa vida – saiba mais sobre as cores no Feng Shui aqui.
Como usar a energia da cor verde
Mas e aí, como que a gente pode trazer essa energia verde pro nosso dia a dia? Fácil, fácil!
- Looks: Veste aquela camiseta verde que tá lá no fundo do armário e se joga na vibe verde. Afinal, verde é esperança, renovação e tranquilidade. Quem sabe não atrai umas vibes positivas, né?
- Decoração: Que tal dar um toque de natureza na sua casa? Almofadas verdes, plantinhas espalhadas pelo ambiente e quem sabe até uma toalha de mesa verde? A ideia é trazer aquela vibe relax pra dentro de casa.
- Comida: Nada como uma alimentação saudável pra dar um up na energia, né? Então, bora incluir no cardápio aqueles vegetais folhosos, abacate, kiwi e quem sabe um suquinho detox. Veja aqui como preparar água solarizada.
- Natureza: Se der, dá um pulo lá fora, em meio à natureza. Um passeio no parque, uma caminhada em trilhas verdejantes. A conexão com o verde natural do ambiente pode ser revitalizante, acredite!
- Bem-Estar: Que tal uma meditação focada na cor verde? Imagina só, você lá, zen como nunca, respirando a energia boa do verde. Ou então, uma aula de yoga cercado pelo verde da natureza. Além disso, as cores dos chakras e o equilíbrio com a Cromoterapia.
Então, agora que já tá por dentro da data mais verde do calendário e dos significados dessa cor, que tal trazer um pouquinho mais de verde para a sua vida?
Lembre-se, a sorte tá no que a gente faz com as cores, então por que não aproveitar a energia boa do verde? Happy St. Patrick’s Day, galera! Que a sorte esteja sempre ao seu lado, seja ela verde, azul, ou da cor que for! 🌈