Instagram pode dar falsa sensação de que você está falando com seus amigos

E, na verdade, você só está rolando o feed, e não está em contato com ninguém...

Por Juliana Morales 18 abr 2025, 16h39
A

atriz Leandra Leal trouxe uma reflexão bem legal sobre sua relação com as redes sociais e sua saúde mental, em um vídeo recente publicado em seu perfil. Ela contou que não parou de usar o Instagram, mas desinstalou o aplicativo do seu celular. Isso ajudou ela a parar de ficar com o aparelho o tempo inteiro nas mãos, rolando o feed por várias horas durante o dia.

A artista também mudou a forma que usa a rede social, o que também fez toda a diferença. “Eu parei de utilizar [a rede social] como uma ferramenta de pesquisa e como forma de comunicação com os meus amigos”, contou. Ela explica que falar com as pessoas pelo Instagram dá a falsa sensação de que você está em contato com aquelas pessoas.

“Você tem uma sensação de que você entra ali na rede social e você vê seus amigos, você vê como é que está a vida deles, e aí você vai se isolando mais ainda, porque, na verdade, você não está em contato com ninguém“, reflete.

Continua após a publicidade

Leandra teve um filho recentemente e contou que o final da gestação foi bem delicado, com um quadro de pré eclâmpsia, diabetes, e precisou ter ainda mais cuidado com a internet, e os algoritmos que sempre entregam conteúdos sobre a situação pela qual estamos passando na vida. “Eu não vou ‘googlar’ os riscos que eu estou correndo”, relembra da decisão. “Só que o Instagram era a brecha por onde passava as informações muito delicadas para mim, como as síndromes que podiam acontecer”, diz.

Ela acrescenta que tem muitos influenciadores médicos legais, mas existem muitos perfis que “operam em cima do medo”. “É muito delicado, principalmente quando você está em um momento de fragilidade”, diz. No caso da atriz foi o puerpério, mas isso faz sentido em muitas outras situações. Já falamos aqui na CAPRICHO, por exemplo, como a popularização de termos psiquiátricos nas redes tem banalizado diagnósticos ou como a onda de conselhos amorosos tem deixado muita gente insegura e ansiosa.

View this post on Instagram

A post shared by Leandra Leal (@leandraleal)

Continua após a publicidade

Acompanhamos, recentemente, muitos relatos de pessoas contando que se sente desconfortável em compartilhar sobre a vida no Instagram por não sentir um interação verdadeira entre seus seguidores.

Uma gringa chamada Taylor Stewart fez um vídeo sobre o tema, dizendo que finalmente descobriu por que não se sente mais bem em postar no Instagram. Segundo ela, a rede social da Meta está cheia de “ghost watchers” – que podemos traduzir no português como “fantasmas observadores”. “São basicamente pessoas que observam cada movimento e tudo o que você está fazendo, mas não apoiam nada disso”, explica.

E aí, você concorda? 

Publicidade