Lázaro Ramos desmaia após sofrer de estafa mental

Ator foi socorrido pela esposa, Taís Araújo e recebeu alta do hospital neste domingo. Entenda melhor o que é estafa e quais os sintomas

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h17 - Publicado em 21 jan 2024, 18h32

Na sexta-feira (19), o ator e diretor Lázaro Ramos passou mal e desmaiou em sua casa, em Salvador. Socorrido pela esposa, a atriz e apresentadora, Taís Araújo, Lázaro foi levado ao hospital e recebeu alta na tarde deste domingo (21).

Segundo informações obtidas pelo UOL, o ator foi diagnosticado com estafa e ficará em repouso na próxima semana. O casal vinha demonstrando sinais de esgotamento e já haviam, segundo o portal, começado a se preocupar em tirar férias urgentemente.

O que é estafa?

Estafa é um esgotamento físico e emocional causado por diversos fatores, como rotinas intensas e desequilibradas, excesso de responsabilidade, de estresse, falta de tempo para cuidado da saúde física, mental e para o lazer, desregulação do sono e má alimentação — é também conhecido como burnout.

Os sentimentos da estafa podem ser confundidos com um cansaço comum após uma rotina intensa, mas alguns sintomas persistem e precisam ser olhados com mais atenção. Entre os mais comuns, estão:

  • Cansaço físico e mental;
  • Irritabilidade e mau humor;
  • Sono excessivo e/ou insônia;
  • Desânimo;
  • Perda do apetite;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tristeza e angústia constantes.
Continua após a publicidade

O tratamento da estafa inclui uma melhora da qualidade de vida e o equilíbrio da rotina. Quando estes fatores não estão equilibrados, nosso organismo expressa de diversas formas, seja por meio de um desmaio, como foi o caso do Lázaro, indicando uma estafa, ou por meio de uma crise, por exemplo. Nesta outra matéria, explicamos melhor o que é o estresse emocional, problema que está afetando muito a nossa galera. Ele pode ser causado por burnout, por estresse pós-traumático e por estresse por esgotamento emocional, sabia?

É preciso ficar de olho e se cuidar! Em caso de algum sintoma, não deixe de procurar um especialista.

Publicidade