lássico é assim, né? Nos últimos dias, o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas ficou entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, após a escritora e podcaster norte-americana Courtney Henning Novak compartilhar em seu perfil no TikTok como estava obcecada pelo livro e que, faltando 100 páginas para terminar, já estava sentindo que era o melhor livro de todos.
Ler Machado de Assis faz parte do projeto de Courtney de “leitura ao redor do mundo”, onde ela se propôs a ler um livro de cada país do mundo. No Brasil, ela escolheu o autor e o livro com base em recomendação dos seguidores. A leitura foi tão boa e ela ficou tão apaixonada por ele que, para ela, “este é o melhor livro que já foi escrito”.
“Eu tenho 100 páginas para terminar ainda e eu estou tomando muito cuidado, essas páginas irão durar o fim de semana mas e depois o que? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, questionou a escritora no vídeo (mas entendemos sua dúvida, Courtney!).
@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok
Depois de terminar o livro, a opinião de Courtney só melhorou. “Eu não consigo dizer coisas boas suficientes desse livro, eu amei completamente. Eu acho que é o meu novo livro preferido. Irei dar alguns meses, reler algumas vezes”, afirma. “Eu acho que esse é o melhor livro de todos os tempos, ler esse livro foi fácil e fez eu me sentir tão feliz”. Ela ainda afirmou que Memórias Póstumas de Brás Cubas “deveria fazer parte dos clássicos da literatura ocidental”.
Nos comentários dos vídeos, a galera não deixou de comemorar a reação dela e de indicar outras obras como Dom Casmurro, do próprio Machado de Assis, Capitães de Areia, do Jorge Amado, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, Incidente em Antares, do Érico Veríssimo e os livros da Clarice Lispector.
@courtneyhenningnovak I absolutely LOVED the Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis, my pick for Brazil. Seriously, this might be my new favorite book. I will definitely be reading more books by this author and more Brazilian literature. #readaroundtheworld #booktok
Aqui no Brasil, o vídeo ganhou mais sucesso após o usuário @ive_brussell o compartilhar em sua conta. Até o momento, o post dele já tem 8 milhões de visualizações.
uma americana do tiktok fez um desafio de ler um clássico de cada país do mundo e pro Brasil indicaram pra ela Brás Cubas
a coitada ficou assim: pic.twitter.com/1RMQesfhKa
— Lea Michele alfabetizada pelo método Paulo Freire (@ive_brussell) May 18, 2024
A tradutora desta versão de Memórias Póstumas para o inglês, a também diretora de pesquisa da Rádio Novelo, produtora de podcasts, Flora Thomson-DeVeaux, compartilhou sua felicidade ao ver a reação de Courtney que, segundo ela, foi “a mesma reação que eu quando eu li Brás Cubas pela primeira vez”.
eu vi o vídeo, gente! fiquei feliz demais de ver alguém tendo a mesma reação que eu quando eu li brás cubas pela primeira vez com meu português precário: espanto e indignação de não ter convivido com o machado desde sempre.
presenteiem os amigos gringos, espalhem essa alegria! https://t.co/C5DeZI4Ind
— Flora Thomson-DeVeaux (@ruivanorio) May 18, 2024
A reação de Courtney parece ter viralizado não só aqui no Brasil, mas também nos EUA, tanto é que a versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas está em primeiro lugar nos livros mais vendidos de literatura caribenha e latino-americana.
uma alegria ver o brás superando aquele grande clássico da literatura latino-americana, “o idiota” pic.twitter.com/9mBOLGu4de
— Flora Thomson-DeVeaux (@ruivanorio) May 20, 2024
Se você ainda não leu Memórias Póstumas de Brás Cubas, concordamos com a Courtney que é um livro daqueles! Mas e se você tivesse que escolher um livro brasileiro para indicar, qual seria?