O que é ‘orbiting’ e como se proteger dessa prática nas redes sociais?

O orbiting é uma mistura do ghosting com o breadcrumbing. Entenda!

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 15h11 - Publicado em 28 out 2024, 19h00
S

abe quando alguém te dá um ‘ghosting’ e para de responder suas mensagens, mas aparece nas suas redes, curtindo seus posts ou reagindo aos stories? Ou quando a pessoa dá vários desses sinais de interesse, mas nunca faz um contato concreto? Esse tipo de comportamento, contraditório e problemático, tem um nome: orbiting.

O termo faz referência a ação de ‘orbitar’, ou seja, de se movimentar ao redor de algo – exatamente o que a pessoa faz virtualmente quando só interage pelas redes, como se estivesse cercando o outro. É muito comum, inclusive, quando termina um relacionamento e o ex-parceiro ou parceira continuam por ali no Instagram, bisbilhotando e se fazendo presente de alguma forma.

A lógica lembra um pouco a do ‘breadcrumbing’, que é a ideia de dar “migalhas de pão” para manipular o outro. A pessoa mostra mínimos gestos de afeto para o parceiro ou parceira, para dar esperança que a relação pode progredir e, assim, manter o outro sempre ali a sua disposição. Ela faz tudo isso já sabendo que não quer nenhum compromisso.

Continua após a publicidade

No orbiting isso é mais sútil e disfarçado, no entanto, não deixa de ser prejudicial. As interações indiretas nas redes sociais podem confundir, iludir e até gerar expectativa na outra pessoa. Fechar um ciclo, como um relacionamento, já não é uma tarefa fácil, por envolver uma série de emoções, mas com a outra pessoa sempre por perto – mesmo que de maneira indireta – fica ainda mais complicado.

Como se proteger do orbiting?

As redes sociais viraram um dos principais meios da Geração Z de paquerar e mostrar interesse. Uma pesquisa da Worth Global Style Network (WGSN) mostrou, inclusive, que curtida nos stories e a adição de alguém à lista de amigos próximos são formas muito usadas pelos jovens para flertar no ambiente online. Isso pode ser bem legal e eficaz, mas é preciso analisar e buscar entender qual é a intenção da pessoa por trás dessas interações.

Se é o caso de um ex que fica fazendo te cercando nas redes sociais, com likes e reações, o que ele quer gerar com isso? Por que não conversa com você ao invés de ficar dando pequenos sinais? Será que a pessoa não está agindo assim só para manter uma esperança e fazer com que você se sinta ligada a ela mesmo após o término?

Continua após a publicidade

Se é um contatinho que nunca te chamou para um date, por que ele está fazendo isso? Ele tem intenção de sair com você ou ter uma conversa legal, ou só fica interagindo para inflar o ego? Como você se sente com isso?

Vale analisar todos esses pontos para que o ‘orbiting’ não cause mais frustrações e inseguranças.

 

 

Publicidade