‘Posso levar meu namorado?’: é hora de sair com os amigos, e só com eles

Nem todo rolê com os amigos, os parceiros precisam estar presentes, e fazer isso pode estar atrapalhando suas amizades

Por Mavi Faria 9 ago 2025, 20h00
R

eunir-se com o grupo de amigos, hoje, parece um desafio pelas rotinas corridas e diferentes de cada um. Mas vocês finalmente combinam de se encontrarem e, no dia, uma das amigas aparece com o namorado, sem ter avisado. É como se o “eu”, que topou sair com você, tivesse se transformado em “nós” (ela e o parceiro).

Embora essa situação não seja uma regra, é inegável que cada um deve se lembrar de um amigo que já fez isso ou ouvido alguém reclamar desse tipo de atitude. Sair com os amigos e reunir os namorados são coisas diferentes, mas por que é tão difícil explicar isso para aquela amizade?

“Posso levar meu namorado?”

No TikTok, Júlia Brayner compartilhou um vídeo desabafando sobre o assunto, comentando que, neste caso, sempre que convida uma amiga para sair recebe a pergunta: “posso levar meu namorado?”. Para a jovem, o principal problema desse comportamento é a dificuldade de encontrar uma amiga tão querida e aproveitar o tempo com ela.

Ela questiona, por exemplo, qual o sentido do namorado estar presente em uma reunião das meninas, porque a amiga só sai se ele estiver presente e porque ele quer ir nestas reuniões. Nos comentários, diversas outras pessoas relataram passar pela mesma situação e, mais do que problema de insegurança com o outro, onde um dos lados do relacionamento não confia na fidelidade do outro longe dele, algumas contas da rede sugeriram dependência entre o casal.

Continua após a publicidade

É claro que, em cada caso, a raiz da questão pode ser diferente da outra, mas fato é que, da perspectiva dos amigos, se encontrar com esta pessoa e, obrigatoriamente, com o namorado, pode se tornar cansativo e gerar desgaste na amizade.

@juliabrayner

amiga, posso levar meu namorado?

♬ som original – Júlia Brayner

O que fazer quando um amigo só encontra o grupo se o namorado for?

Se este também for o seu caso, parece haver somente uma coisa a se fazer: conversar com o amigo, explicar que você e os outros amigos estão com saudade dele e que não incluir o namorado sempre pode ser saudável para todos vocês. Nessa conversa, é importante que você seja o mais gentil, calmo e paciente para que a pessoa não entenda como uma ofensa ao namoro, o que pode dificultar ainda mais a relação de vocês.

Continua após a publicidade

Se a conversa não adiantar, o amigo se recusar a sair sem o parceiro e a situação estiver atrapalhando a amizade de vocês, o afastamento pode se tornar a única alternativa para vocês. Mas tenha certeza de que, até lá, você tentou de todas as formas possíveis explicar para a pessoa o quanto você gosta e sente saudades dela.

Pensando pelo outro lado, relacionamentos costumam ser muito intensos e a pessoa pode nem perceber que isso está acontecendo ou incomodando os amigos. Quanto mais envolvidos em uma relação, pode ser mais difícil lembrar que, na real, os grandes amores das nossas vidas são as amizades e, por elas, vale muito a pena lutar.

Então, fica aqui a lição: namoro não deve substituir ou anular uma amizade, ou vice e versa. Há espaço para os dois na sua vida, viu?

Continua após a publicidade

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade