Quais são os influenciadores que representam os jovens hoje?
Para a nossa galera, a identificação e a inspiração são fatores decisivos na hora de acompanhar um influenciador
ntre influenciadores do TikTok e do Instagram, aos artistas dos diversos gêneros, há uma gama de personalidades que se comunicam com a Geração Z e conquistam um relacionamento próximo com ela. É com a confiança da galera nas redes que influenciadores surgem como uma potência meteórica, acumulando seguidores e visualizações.
Mas quais são os influenciadores que a nossa galera realmente segue, e o que os leva a acompanhar uma pessoa nas redes? Conversamos com a Galera Capricho, o grupo de jovens que contribuem com a redação e, para a maioria deles, a identificação com o conteúdo do influenciador é o fator decisivo na hora de escolher entre acompanhar ou não um perfil online.
Entre os nomes citados pela Galera, estão Bárbara Karine, Jacy Carvalho, Ivone Numbi, Nath Araújo, Gabriel Nascimento, Betânia Alves, Carina Soares, Bruno Araujo, Tiago Santinelli, Diva Depressão, Sturniolo Triplets, Bia Ben, Foganoli, Álvaro, Darlisson Florentino, Ana Paixão e Erijakson Sales.
Seja pelo estilo, classe social, localidade, gostos musicais ou cor da pele, cada um desses perfis ressoou em alguma característica de um integrante da Galera CH – e essa informação é muito importante para entendermos quem são as pessoas que representam essa nova geração.
No caso da Duanne Rodrigues, 17, membro da Galera CH, os três perfis que ela mais acompanha e se sente representada são de mulheres pretas, assim como ela, que produzem conteúdos úteis ao seu dia a dia e que possuem uma causa. “Eu busco acompanhar influencers iguais ou parecidas comigo, também quando as pessoas têm responsabilidade com seus seguidores e deixam explícito que querem influenciar para o bem do público que assiste”, afirma.
Sentimento muito similar é explicado pelo Pedro Ribeiro, 17, que, além de buscar pela identificação, se conecta mais com perfis que aproximam os seguidores, já que Pedro se vê muito neles, “mesmo cada um estando em um segmento diferente, eu busco conteúdos que me aproximem ou me façam dar uma pensada, e também os que eu consigo me identificar”.
Entretanto, muito além da identificação, essa galera entende que o papel de influenciar não é nada simples, e buscam acompanhar quem seja responsável com a plataforma que conversa. Para o Enzo Araújo, 16, por exemplo, os principais influenciadores são aqueles que, de alguma forma, representem o que ele admira e gostaria de ser no futuro e, assim, os influencers se tornam objeto de inspiração. “Procuro sempre um influenciador que não tenha medo de ser quem é, transmita verdade e influencie de fato em algo”, explica.
A influência que inspira e acrescente na vida desses jovens também é um objetivo a ser alcançado, como explica Ana Beatriz, 18. “Gosto de conteúdos de qualidade e que eu possa me conectar, me inspirar para produzir também. Amo consumir conteúdo de séries e filmes, moda, comédia e coisas que possam somar na minha minha, como algum tipo de reflexão”. Já para a Daniele Peixoto, 18, um outro fator é levado em consideração ao entender qual influenciador será seguido e acompanhado: a comparação.
Não é difícil se ver comparando sua vida e sua rotina com aquela pessoa da rede, não é? A comparação vive intrínseca aos stories de um dia que parece durar o dobro que os seus e sentimentos de “devia fazer/ter mais” são assustadoramente comuns. Por isso, Dani tenta selecionar pessoas que possuem um estilo de vida e condição social não tão distantes dos que ela tem, para evitar que o influenciador se torne um peso e uma comparação desproporcional.
Quem também cuida pra que a influência seja a mais leve possível é a Laura Matos, 15. “Eu sempre procuro um conteúdo divertido e dinâmico, que faça rir e me divirta, mesmo que seja falando de um assunto sério”, explica. A leveza em perfis de humor ou de teatro, atividade que ela já está envolvida, tornam a troca entre perfil na rede e espectador mais tranquila e divertida.
Para essa galera, acompanhar um influenciador é uma decisão consciente que leva em conta as bandeiras que essa pessoa levanta e o quanto ela dialoga com o que eles acreditam – esse é um exercício que deve ser promovido por todos. Até porque a sua visualização e interação com o influenciador são o que possibilitam ele estar ali. Então, nada melhor do que escolher quem faça sentido, não é?
A Galera Capricho já está fazendo isso, e você?