#SOSPernambuco: como ajudar as vítimas das chuvas de Recife e região
Depois de castigar os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, temporais assolam Pernambuco; veja cinco maneiras de prestar apoio!
Desde domingo (22), fortes chuvas castigam Recife e a região metropolitana de Pernambuco. Até o momento, cerca de 90 pessoas morreram e 25 estão desaparecidas. Mais de 3.900 estão desabrigadas.
Segundo boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a tendência é que os temporais não deem trégua, pelo menos nos próximos dias.
Neste começo do ano, tivemos casos de fortes chuvas e inundações em Minas Gerais, na Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na época, demos algumas dicas de como você, jovem, pode ajudar, seja fazendo doações, seja compartilhando informações.
Agora, a gente te conta o que você pode fazer para prestar apoio às vítimas pernambucanas:
1. Fazendo doações presenciais
A Caritas Arquidiocesana de Recife e Olinda está aceitando doações de alimentos não perecíveis, água, materiais de limpeza e higiene pessoal, colchões, lençóis e roupas.
As entregas podem ser feitas na Cúria Arquidiocesana, na Avenida Rui Barbosa, nº 409, no bairro das Graças – ou nas secretarias paroquiais.
A Igreja Adventista do Recife também está recebendo doações. Os pontos de arrecadação são:
- quadra do Colégio Adventista do Recife, no bairro de Santo Amaro (Próximo ao parque 13 de maio);
- Igreja Adventista do Ibura, localizada na Av. Rio São Francisco, nº 527, no bairro do Ibura;
- Núcleo Adra Recife, que fica na rua Cap. Adolfo Táquis, nº 174, no bairro de Afogados;
Você também pode doar para o Oratório da Divina Providência, na Rua dos Peixinhos, nº 951, em Campina do Barreto.
O Sindmetro-PE também organizou um mutirão para receber alimentos não perecíveis, água, materiais de limpeza e higiene pessoal, colchões, lençóis e roupas. As entregas podem ser feitas na Estação do Metrô do Recife, na Praça da Greve.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também está recebendo doações. O ponto de coleta é o hall da Reitoria da Universidade.
No site Poder360, você encontra outros endereços físicos para deixar as doações.
2. Fazendo doações via Pix
A maioria das instituições acima está aceitando também doações em dinheiro via Pix, caso a pessoa prefira contribuir dessa maneira ou more em outros estados brasileiros.
É interessante entrar em contato com as organizações antes para conferir os dados disponibilizados na internet, pra não ter erro, ok?
A ONG FASE também está aceitando doações em dinheiro, que podem ser feitas diretamente no site do projeto. O valor arrecadado será encaminhado para a FASE de Pernambuco.
3. Acompanhando e compartilhando o Projeto Recife Solidário
Idealizado pela Prefeitura de Recife, ele presta apoio direto às vítimas das chuvas e divulga canais de apoio e pontos de coleta de doações.
Vamos formar uma rede de solidariedade no Recife para auxiliar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade depois do grande volume de chuvas no fim de semana. pic.twitter.com/F8POLzmU7R
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) May 30, 2022
4. Comprando de artistas engajados na causa
A artista visual Estela Miazzi está “trocando” uma arte por uma doação de R$ 50. Funciona da seguinte forma: você faz um Pix para estelamiazzi@gmail.com e envia o comprovante para contato@estelamiazzi.com. No título da mensagem, você coloca “Doação”.
Na sequência, a Estela envia o arquivo digital do lambe de baleia abaixo para você imprimir e usar à vontade. “Vejo minhas amigas ajudando, comprando itens de necessidade básica, cozinhando, levando comida, material de higiene e movimentando todo mundo. Esse é meu jeito de ajudar. Todo o valor será destinado para projetos ou pessoas de confiança”, informa a artista no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Geraldo Azevedo, um dos principais nomes da música popular brasileira, nascido em Petrolina, Pernambuco, está usando sua voz para compartilhar informações sobre os temporais e maneiras de ajudar. Vale acompanhar!
Ver essa foto no Instagram
5. Apoiando outros engajadores sociais
Danielle Meirelles, a frente da pizzaria Forno Recife, também decidiu se movimentar e abriu as portas do seu estabelecimento para o recebimento de doações, que serão entregues para instituições confiáveis.
O grupo Fábrica de Sonhos também está aceitando doações, mais especificamente de alimentos não perecíveis, para ajudar os desabrigados.
Se morar em outra região, pode ajudar também via Pix, fazendo uma transferência de qualquer quantia para vilaneida@gmail.com.
É claro que essas são apenas algumas formas de contribuir com a situação de Recife e região. Sabe outra maneira? Deixe nos comentários! Bora compartilhar e ajudar, pois é a vez de Pernambuco pedir socorro.