Teoria da Amizade garante que só temos seis tipos de amigos durante a vida

Amizade mesmo, só seis. O resto é tudo colega ou conhecido. Concorda?

Por Da Redação Atualizado em 20 jul 2022, 12h54 - Publicado em 20 jul 2022, 12h54

A acadêmica e escritora australiana Mobinah Ahmad mora em Sidney, na Austrália, e trabalha com redes sociais. Analisando suas relações com seus amigos, especialmente os do Facebook, ela desenvolveu o que ficou conhecido como Teoria da Amizade.

Para a pesquisadora, um amigo real é aquele alguém com quem você fala regularmente, tem uma vivência muito próxima e pode contatar a qualquer momento. “O que eu defino como um amigo é o que a maioria das pessoas define como melhor amigo”, explicou em entrevista à ABC News .

Pesquisadora muçulmana fala para uma câmera durante entrevista. Ela uma um hijab
Mobinah Ahmad, a pesquisadora que desenvolveu a Teoria da Amizade ABC News/Reprodução

Para dar veracidade a sua teoria, ela fez uma testagem: pediu para os seus “amigos” responderem um questionário online desenvolvido por ela mesma, com perguntas do tipo: “Nós podemos fazer uma conversa durar mais de 20 minutos?”. A partir das repostas, ela deduziu que existem seis tipos de amizades, divididas em seis níveis de conexão:

1. Pré-conhecidos

Pessoas que você conhece apenas por nome. Geralmente, são aqueles seguidores das redes sociais que você sabe quem são, já trocou umas palavras, mas nada muito além disso. A mesma definição vale para relações off-line.

2. Conhecidos Nível 1

A galera da escola, do trabalho, do inglês, da faculdade, da academia… Sabe aquela turminha que faz parte do seu dia a dia, mas que não necessariamente faz parte dos seus planos de vida? Então… Geralmente, são relações temporárias, com prazo de validade, que não são aprofundadas.

Continua após a publicidade

3. Conhecidos Nível 2

O pessoal que você conhece há algum tempo, mas só encontra em rolês com a turma, nunca em um rolê sozinho. Ou seja, é próximo de você, pero no mucho. As relações são um pouquinho mais aprofundadas, mas também nada com muito investimento de ambas as partes.

4. Conhecidos Nível 3

Aqueles amigos que você pode encontrar só de vez em quando, mas que a conexão e a sintonia continuam iguais. Você deve ter uma amiga assim, né? Vocês podem passar meses sem se ver e até mesmo sem se falar, mas, quando retomam o contato e marcam de sair, é como se as coisas nunca tivessem mudado!

5. Pré-amigos

Pessoas que você daria tudo para ser amiga, sente que rola um potencial para isso acontecer, mas falta oportunidade para vocês desenvolverem um laço. Daí, por ora, a relação fica mais no campo platônico das ideias mesmo.

+ Quer entender o que está acontecendo no Brasil neste ano de eleição? Vem com a gente no CH na Eleição.

Continua após a publicidade

6. Amigos

O topo da pirâmide, né? Pessoas com um sentimento mútuo de amor. Segundo Mobinah, um amigo se preocupa com todos os assuntos da vida do outro, com seus pensamentos e medos. Um amigo pode expor sua opinião sem julgamentos, faz esforços para manter a amizade e possui um carinho incondicional pelo outro.

Teoria da Amizade garante que só temos seis tipos de amigos durante a vida

A acadêmica australiana admite que a teoria é flexível e que a experiência pessoal vale muito mais. “Eu entendo que esta teoria pode não ser aplicada a todos, mas me ajuda significativamente”, afirma.

Definir o conceito de amizade em algo tão restrito assim pode ser complicado, mas não dá para negar que é algo fascinante. Pela conclusão de Mobinah, talvez a gente não tenha tantos amigos assim mas isso não significa necessariamente algo ruim, né?

Publicidade