Trend ‘Pra mim você tá fora’ mostra os limites inegociáveis da Geração Z

Ao definir quais comportamentos não são tolerados, nossa galera ensina que estabelecer limites é uma forma de autocuidado

Por Mavi Faria 18 set 2025, 13h43
Q

uais comportamentos ou falas uma pessoa pode ter para fazer você tirar ela da sua vida? Pode ser difícil para você pensar em coisas que fizessem você tomar uma decisão tão definitiva quanto eliminar uma pessoa do seu círculo social, mas a Geração Z parece estar nos ensinando que essa postura é necessária — e a trend ‘para mim você está fora’ está aí para provar isso.

Essa geração, que representa os nascidos entre 1997 e 2010, costuma ser categorizada como complexa e difícil de ser lidada por gerações anteriores — como na situação em que a atriz e diretora norte-americana Jodie Foster, de 61 anos, afirmou ter dificuldade para entender as atitudes dos mais jovens em relação ao trabalho e que pode ser muito chato trabalhar com eles — mas não é bem assim.

Falas como a de Jodie não são incomuns e escancaram como, entre uma geração e outra, as motivações, aspirações e limites em relação ao mercado de trabalho mudaram. Já mostramos aqui na CAPRICHO como essa interpretação da Geração Z nada mais é do que uma dificuldade de entender que, para eles, o cuidado com a saúde mental, com um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, a importância do lazer e de uma vida mais equilibrada são características inegociáveis e que vão de encontro a uma rotina mais antiga de trabalho compulsório onde qualquer tipo de comportamento é aceito em prol da manutenção do trabalho.

Mas a gen z não estabeleceu limites só no ambiente de trabalho. Por meio da trend ‘para mim você está fora’, é possível perceber como essa galera estabeleceu critérios e limites próprios do que é aceito ou não em uma amizade e até no meio familiar.

Em um vídeo do TikTok, por exemplo, Letícia Imai estabelece que, para você, uma pessoa está fora se não se comunica de forma objetiva; se é um homem com mais de 30 anos e que fica interessado por meninas de 15 anos; se é uma pessoa que só reclama e não faz nada de diferente para mudar sua situação; se trata o garçom mal; se manda hate para as pessoas nas redes sociais e por aí vai.

Continua após a publicidade

Em outro caso, a jovem Lara Akel define que, para ela, está fora quem se relaciona com pessoas comprometidas; fica com ex de amiga; expõe segredos de ex-amigas para as pessoas e até quem se acha melhor por não tomar refrigerante.

Já para outro perfil da rede, a Lau, se não tem um posicionamento político claro ou é uma incógnita para quem convive com você; se acorda às quatro da manhã sem ser por questões de trabalho e sim para ser produtivo; se deixa de compartilhar uma refeição com amigos/família por estar de dieta; se não sabe cozinhar o básico; se as únicas fontes de informação são páginas de fofoca; se acha que homem pagar a conta do date; entre outras coisas são motivos para a pessoa estar fora da vida dela.

@lauschultz

óculos bossa, tortoise araçá, da @Zerezes – cupom: EZ-LAUANY | pra conquistar a antipatia de um público ainda maior 😍 aí a trend do pra mim, vc tá fora

♬ som original – Lau

Continua após a publicidade

@laraakel

e pra você? o que tem que fazer pra estar fora? Kkkkkk Amei @manu krug !!!!

♬ som original – LARA AKEL

As coisas que fazem com que uma pessoa esteja ‘fora’ da vida da outra varia muito entre cada indivíduo e essa é a graça da trend. Ela instiga que cada um pense no que é um limite para si, o que não é tolerável e que vai fazer você se afastar de uma pessoa. Por meio do viral, a galera está sendo motivada a refletir que nem todo comportamento deve ser aceito — muito menos se vai de encontro a algo que você acredita.

Entre gerações anteriores, a premissa de que devemos aceitar qualquer tipo de atitude sem expor nosso descontentamento ou procurar ajuda especializada não encontra mais território para ser regra. A realidade é bem oposta, já que somos instigados a buscar nossos direitos, a cuidarmos de nossa saúde mental e a construirmos uma vida de qualidade, envolvendo todas as suas áreas, especialmente a da amizade.

Se uma pessoa tem um comportamento que, para você, é profundamente errado, te faz mal ou faz outras pessoas mal, porque você mantém essa amizade? Conveniência, poder financeiro, oportunidades futuras de trabalho ou só porque é uma pessoa famosa e influente não são mais justificativas que a Geração Z está aceitando — e outras gerações deveriam aprender com a nossa galera.

Continua após a publicidade

Estabelecer os seus próprios limites é um ato de autocuidado, já que você se propõe a defender o que acredita e a afastar o que te faz mal. Você já parou para pensar em quantos comportamentos que te magoam e perturbam você aceitou por qualquer tipo de desculpa, sem pensar no que era importante para você? Bom, a trend do ‘pra mim você está fora’ está te convidando a mudar isso.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

E você, já sabe quais comportamentos fazem uma pessoa ‘estar fora’ pra você?

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade