Único eclipse lunar total do ano ocorre dia 21, junto com Lua de Sangue

Os dois fenômenos poderão ser vistos a olho nu em qualquer parte do Brasil. Já dá para se programar e assistir, hein?

Por Amanda Oliveira 16 jan 2019, 12h27
promoção volta às aulas capricho 2019
Gif/CAPRICHO

Quem não conseguiu observar o último eclipse total da Lua, que ocorreu em julho do ano passado, terá uma nova chance de assistir ao fenômeno. Na madrugada do dia 21 de janeiro, próxima segunda-feira, acontecerá o único eclipse lunar total deste ano. Ele poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil sem o auxílio de telescópios, se as condições climáticas estiverem boas. E se você é do tipo de pessoa que adora esses fenômenos da astronomia, aproveite essa chance porque o próximo eclipse total da Lua demorará alguns anos para acontecer!

Reprodução/Getty Images

O eclipse lunar total acontece quando a Lua é totalmente encoberta pela sombra da Terra, deixando de receber a luz do Sol. Ele ocorre lentamente e se divide em três fases: eclipse penumbral, parcial e total. De acordo com dados da NASA, a previsão é de que o fenômeno comece às 1h35 da manhã e dure até por volta de 4h50. O eclipse total acontecerá às 2h40, que deve ser o melhor horário para observá-lo. É neste momento que a Lua começará a apresentar uma coloração avermelhada, que nós chamamos de “Superlua de Sangue”.

De acordo com especialistas, a cor vermelha surge porque, mesmo que os raios do Sol não consigam alcançar a Lua, uma pequena parte de raios vermelhos é filtrada através da atmosfera da Terra e as refrações desses raios atingem o satélite. Além de apresentar essa coloração diferente, a Lua da madrugada do dia 21 também estará maior do que o tamanho normal. Isso acontecerá porque ela estará localizada em um ponto mais próximo de sua órbita ao redor da Terra, o Perigeu.

Continua após a publicidade

Quem perder a chance neste ano terá que esperar um pouco para a próxima oportunidade, pois o próximo eclipse total da Lua está previsto para apenas maio de 2021.

Se você for assistir aos fenômenos, não esqueça de conferir se a sua cidade segue ou não o horário de verão, viu? Na dúvida, oriente-se pelo horário de Brasília.

 

Publicidade