Continua após publicidade

10 HQ’s brasileiras para conhecer no Dia do Quadrinho Nacional

A data é comemorada no dia 30 de janeiro em homenagem a primeira HQ brasileira lançada em 1869

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 16h16 - Publicado em 30 jan 2024, 11h57

 

Nesta terça-feira (30/1) se comemora o Dia do Quadrinho Nacional, celebrando as histórias e os cartunistas do nosso país. A data foi escolhida em homenagem à primeira história em quadrinhos publicada no Brasil lançada em 1869. Intitulada como As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, a HQ foi feita por Angelo Agostini e era publicada semanalmente.

Claro que, não podemos falar de HQ’s nacionais sem lembrar de Turma da Mônica e Menino Maluquinho, que, além de marcarem a cultura popular brasileira, também foram essenciais na alfabetização de muitas pessoas. Em homenagem a essa data tão especial, a CH separou aqui 10 HQ’s brasileiras recentes que são ótimos exemplos de como nossas histórias e nossas artes também devem ser celebradas. Confira:

O beijo adolescente

O beijo adolescente

Ariel é um adolescente comum: tímido, desajeitado, solitário. De sua vida pacata, ele se vê lançado ao centro de uma conspiração que envolve marcas famosas, video games, uma cidade tomada por gangues, celebridades instantâneas, consumo. Em meio a tudo isso, adolescentes começam a ser assassinados por monstros terríveis que só os jovens parecem enxergar. Um dos grandes artistas do quadrinho brasileiro, Rafael Coutinho criou uma verdadeira ópera psicodélica para tocar nos grandes temas da adolescência.

Zona Livre

Zona Livre

Em um futuro próximo, Filipe é um jovem entregador de aplicativo que se envolve numa briga de trânsito. Sem saber, ele é filmado por seu desafeto, usuário de um dispositivo chamado neurolink, que é capaz de conectar o cérebro com a internet e fazer dos olhos uma espécie de câmera. Quando a filmagem viraliza nas redes sociais, a vida de Filipe vira do avesso e ele é desconectado de seu trabalho. Revoltado, decide investigar a Sygma, empresa fabricante do neurolink, por passar a questionar a moralidade do uso do dispositivo. Mal imagina ele que isso desencadeará uma série de eventos inescapáveis, os quais colocarão não só sua segurança em risco, bem como o destino de toda a sua nação.

Continua após a publicidade

A Polícia Secreta Para Crimes Mágicos

Capa da HQ "A Polícia Secreta Para Crimes Mágicos"

A jovem Agnes tem uma vida mundana. Entre ter de lidar com os dilemas da adolescência e com a dificuldade de crescer com sua mãe internada em uma instituição, ela estuda para os exames do colégio, se diverte com um grupo de amigos e sonha com sua festa de quinze anos de idade.

O Monstro Debaixo da Minha Cama

O Monstro Debaixo da Minha Cama

O Monstro Debaixo da Minha Cama acompanha a trágica infância de Lucy, uma garota solitária que, dia após dia, precisa suportar os abusos do próprio pai e a omissão da mãe. Pouco a pouco, o comportamento dela começa a mudar, exibindo sinais preocupantes de crueldade. Mas o que se esconde por trás desse desvio de conduta é um conflito interno com a inocência causado pelo trauma, que distorce a realidade e faz com que a garota se perca em um mundo de fantasia, no qual seus brinquedos têm vida e todos os homens, incluindo seus colegas de escola, são monstros de histórias em quadrinhos.

Soundtrack

Soundtrack

“Mayk é um rapper que atua como guia em um sistema de compartilhamento neural chamado R.E.A.L, nele os usuários são transportados para uma projeção baseada em seus subconscientes. Neste mundo distópico, onde a tecnologia permite que indivíduos compartilhem uma experiência terapêutica através da música, a missão do MC é se conectar com seus ouvintes através da rima, ajudando-os a encarar seus desafios, vencer seus medos e sonhar com um futuro melhor.”

Continua após a publicidade

Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica Laços

O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”. Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

Dente de Leite

Dente de Leite

Uma idosa cumpre religiosamente uma rotina doméstica. Todos os dias, ela cozinha para quatro pessoas, organiza metodicamente os pratos na mesa e, no fim do dia, chora copiosamente na banheira. Ela está presa no ciclo da solidão devastadora da velhice e de recordação obsessiva da própria vida. Com uma narrativa que une as tintas do niilismo absurdista de Samuel Becket com o cinema melancólico de Chantal Akerman, Dente de Leite explora o tema da violência doméstica, do abandono afetivo, e da profunda angústia existencial provocada pelo drama da maternidade compulsória.

São Jorge Integral

São Jorge Integral

No terceiro século depois de Cristo, o soldado romano Jorge enfrenta os inimigos do império em Alexandria, enquanto uma rede de intrigas se forma no palácio do imperador para impedir sua ascensão. Isso leva a uma jornada épica que o colocará frente a frente com uma criatura monstruosa e o fará caminhar para se tornar uma lenda.

Continua após a publicidade

Ye

Ye

Piratas, bruxas, malandros e monstros: o menino Ye enfrenta os grandes perigos do mundo em sua jornada de autodescoberta. Este novo livro de Guilherme Petreca, uma das principais revelações da nova narrativa fantástica brasileira, é uma história de aventura e magia para adultos e crianças.

Sonhonauta

Sonhonauta

Mendel tem uma intensa relação com os seus sonhos, a ponto de ter suas próprias crenças sobre eles. Em um momento de sua vida, acaba se aprofundando demais nessa relação. Agora ele se pergunta o que é sonho e o que é realidade. Em um desses sonhos ele testemunha um assassinato e acorda com a certeza de que precisa buscar mais informações para ou evitar aquele assassinato, ou vingá-lo. Vida real e sonhos vão se misturar em muitas reviravoltas e revelações surpreendentes.

*Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços foram consultados na sexta-feira (30/11/2024), e podem estar sujeitos a alterações.

Publicidade

Publicidade