5 curiosidades sobre o live-action de A Pequena Sereia
Você sabia que Halle Bailey foi a primeira atriz que fez o teste para interpretar Ariel no novo filme da Disney?
A Pequena Sereia chega aos cinemas nesta quinta-feira (25/5) com mais uma história clássica da Disney. No filme, a curiosa sereia Ariel sonha em explorar o mundo humano e, após salvar o príncipe Eric de um acidente no mar, ela decide se arriscar fora das águas fazendo um acordo com a perigosa Úrsula.
Para você se aprofundar nesse universo maravilhoso, separamos algumas curiosidades sobre o live-action que podem te surpreender.
A criação do fundo do mar
Para construir a história, Rob Marshall, diretor do longa, precisou pensar em como seriam as tão aguardadas cenas no mundo subaquático. Lá, o universo mágico permitia que a criatividade e a imaginação fossem livres, mas era preciso considerar também o formato das gravações.
E, para criar locais como a gruta de Ariel, o covil de Úrsula e o palácio do Rei Tritão, Rob utilizou uma técnica fotorrealista. “Embora tenhamos criado um mundo mágico, nosso objetivo era que não parecesse uma animação. Queríamos reimaginar nosso espaço subaquático em um estilo fotorrealista, para que pudesse ganhar vida da maneira apropriada para um filme live-action. Isso foi muito importante para nós”, ressaltou.
Liderados pelo designer de produção John Myhre, os detalhes do longa eram alinhados com o contexto e a sensação que cada cena deveria passar para o público. Por exemplo, a gruta da Ariel conta com a cor azul mais clara do oceano na superfície, enquanto os tons violetas mais escuros refletem o mundo sinistro de Úrsula nas profundezas do oceano. Já o reino subaquático de Tritão foi criado com uma paleta de cores vivas e intensas, inspirada em corais e anêmonas reais.
@capricho Separamos algumas curiosidades sobre o novo live action de #pequenasereia! E sim, nós já vimos o filme e a atuação incrível de #hallebailey ♬ Calm LoFi song(882353) – S_R
As cenas foram gravadas de baixo d’água?
As impressionante sequências do fundo do mar aumentam ainda mais a atmosfera mágica da narrativa. Com os ambientes aquáticos criados digitalmente, os atores entram em cena através da tecnologia dry-for-wet, que não envolve água e consiste no uso de uma tela azul sobre a qual o elenco fica sustentado através do uso de suportes de alta tecnologia, incluindo cabos, balancins e diapasões.
“Para combinar e muitas vezes neutralizar o movimento dos atores, as câmeras foram manobradas por guindastes telescópicos de 15 metros com cabeçotes remotos panorâmicos”, contou o diretor de fotografia Dion Beebe.
Nas cenas ao ar livre do oceano, a equipe de produção utilizou recursos técnicos e logísticos como um guindaste telescópico de 9 metros em um barco para filmar os atores no mar. Grande parte da impressionante fotografia aérea foi feita com helicópteros e com alguns drones.
Também existe uma técnica para capturar as expressões dos personagens animados como Sebastião, Sabidão e Linguado – que são dublados por Daveed Diggs, Awkwafina e Jacob Tremblay, respectivamente. Na filmagem de captura de voz, seis câmeras registraram a performance dos atores em um palco redondo e, com isso, as referências de vídeo do diálogo foram utilizadas na criação dos movimentos de cada personagem.
A escalação de Halle Bailey
Você sabia que Halle Bailey foi a primeira atriz que fez o teste para o papel de Ariel no live-action? Em coletiva de imprensa, John DeLuca e Rob Marshall contaram mais sobre como ela os encantou desde o primeiro dia ao performar Part Of Your World: “Quando ela fez a primeira audição e cantou essa música pra gente, eu virei para o Rob e tinham lágrimas escorrendo do rosto dele”, recordou De Luca.
“A primeira atriz que vimos para o papel foi a Halle. A primeira coisa que ela fez foi chegar e cantar pra gente. E ela cantou aquela música. Ela fechou os olhos e começou a cantar a música e eu pensei que não conseguia acreditar no que estava ouvindo. Eu apenas pensei que ela é tão profundamente conectada com o que está cantando. É tão lindo“, disse Marshall ao relembrar o emocionante teste inicial da atriz. “Eu pensei: [risos] Aí, meu Deus, estamos fazendo isso por cinco minutos. Encontramos a Ariel? E tínhamos encontrado“, adicionou o diretor.
Apesar disso, a produção fez teste com “centenas de outras atrizes depois disso” mas Halle continuava se destacando na memória deles. “Vimos todo mundo. E ela reivindicou o papel para ela. Foi o que aconteceu“, completou Rob.
Locações no mundo real
Apesar do filme se passar em uma fictícia ilha do Caribe em 1830, algumas cenas de A Pequena Sereia foram firmadas em ambientes do mundo real. Grande parte das sequências externas do longa aconteceram em Sardenha, na costa da Itália.
Os atores filmaram a vila de pescadores e o píer do castelo em Cala Moresca. Já o passeio de carruagem dos protagonistas teve a costa de Rena di Matteu como cenário enquanto Rena Majore foi escolhida como a praia de Ariel, aquela que conta com a icônica cena em que a sereia surge das águas e sobe na rocha. Inclusive, a rocha que aparece no longa foi feita sob medida e levada para Sardenha.
Outros locais foram criados especialmente para a produção como o mercado da ilha e o castelo do príncipe Eric. Os cenários foram construídos no Pinewood Studios, em Londres. Um fato interessante é que a biblioteca de Eric é um paralelo com a gruta de Ariel, sendo um espaço em que ele guarda uma coleção de itens coletados em suas aventuras e de um grande valor emocional.
Trilha sonora
Na animação, Alan Menken e Howard Ashman foram os nomes responsáveis pela trilha sonora, ganhando duas estatuetas no Oscar pela canção Under The Sea. No live-action, Lin-Manuel Miranda se juntou à Menken para criar novas canções originais e exclusivas que vão emocionar e divertir o público.
Inclusive, além de Part Of Your World, a faixa For The First Time, inédita na produção, é uma das favoritas de Halle Bailey. “Ariel tem uma nova música chamada For the First Time, que ela canta quando se encontra em terra e descobre todas as coisas novas. É uma combinação de sentimentos, de assustador a emocionante. É um belo complemento e, na verdade, acho que pode ser a minha música favorita. Essa e Part of Your World”, afirmou a atriz.
Ao abordar o processo de criação das novas faixas, Menken contou como o trabalho em grupo foi essencial: “Rob, John, David Magee, Lin-Manuel Mirada e eu nos reunimos, primeiro no apartamento, depois no meu estúdio. Então, revisamos como a história estava sendo adaptada pelo David e como era a estrutura. E aí quais são os espaços em potencial [para uma música]?”, contou ele.
“É simples assim. E essas decisões são feitas, primeiramente, pelo personagem, pelo momento, mas também pela sequência da trilha sonora e o que é necessário naquele momento”, adicionou ele ao explicar que foi assim que a música inédita de príncipe Eric surgiu.
O compositor disse que optaram por colocá-la quando dizem ao príncipe que ele não deve voltar ao mar. “Ele pensa nessa garota. É uma música de amor para ela e uma música de amor para o mar. E para as águas inexploradas dele”, pontuou Menken.
A canção com um rap que traz a voz de Awkwafina também se tornou um grande destaque. “Lin meio que fez um rap por cima [da batida] e foi tão perfeito. Ele usou a música mas tinha esse ritmo pulsante nela. Foi puro Lin-Manuel Miranda”, completou.
Você sabia de todas essas coisas?