Continua após publicidade

Anitta rebate ataques de intolerância religiosa após lançamento de clipe

A cantora perdeu cerca de 200 mil seguidores e respondeu que ficou "um pouco assustada com a falta de evolução do ser humano"

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h49 - Publicado em 14 Maio 2024, 19h01
N

esta terça-feira (14/5), Anitta lançou o aguardado videoclipe de Aceita, faixa presente em seu novo disco, Funk Generation. Só que, antes mesmo de sua estreia, o vídeo sofreu uma série de ataques de intolerância religiosa. Tudo começou quando a cantora publicou uma prévia em seu Instagram na segunda-feira (13/5) e, em seguida, perdeu cerca de 200 mil seguidores.

Na homenagem ao Condomblé, Anitta compartilhou um texto sobre o orixá Logun Edé, que é tema do enredo da Unidos da Tijuca para o carnaval 2025. “Iorubá. Orixá. Eu sou Longun Edé, o grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência da minha mãe e a bravura e astúcia do meu pai. Como caçador e pescador, sou minha própria natureza. Eu sou o único capaz de reunir todos os mundos. Eu sou o equilíbrio entre homens e mulheres“, começou na legenda.

 

“Sou adorado nos lugares sagrados do Brasil. Com Severiano levantei a casa de Kalé Bokum na Bahia. Com Zezito minhas forças chegaram ao Rio de Janeiro, onde cheguei com a Corte Real de Ijexá. Estou presente em todos aqueles que me reconhecem como o ‘filho santo que os velhos respeitam’, como dizia Madre Menininha do Gantois.”

“Eu sou a força da juventude no tempo. Estou no presente, olhando para o futuro. Estou no passado, onde reivindico tradições. Estou no futuro onde meu legado é imortal! Eu nunca morro. Também estou no desafio dos limites. Neste mundo de afrontas, sou o combate à humilhação dos indivíduos subalternizados, empobrecidos e constrangidos simplesmente por existirem. Audácia é meu nome contra aqueles que negam uma vida plena e digna aos jovens negros”, finalizou.

Continua após a publicidade

Após a publicação, Anitta perdeu cerca de 200 mil seguidores no Instagram e recebeu diversos comentários preconceituosos em suas publicações. A cantora prontamente usou seu Story para rebater as críticas: “Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais”, publicou a cantora. “Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade.”

Eu ainda fico um pouco assustada com a falta de evolução do ser humano“, compartilhou a cantora. “Nos dias de hoje, ainda há um retrocesso tão grande nesse sentido de aceitar, entender, respeitar os caminhos das pessoas.”

“Eu sou fã de todas as religiões. Eu acho que todas têm a sua mensagem. No final, na minha cabeça, todas são uma coisa só: te levam para o mesmo caminho se você segue pelas razões corretas”, concluiu.

View this post on Instagram

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta)

Continua após a publicidade

Ao lançar o videoclipe, Anitta também fez um desabafo em outra postagem no Instagram: “Eu já falei da minha religião inúmeras vezes, mas parece que deixar um trabalho artístico pra sempre no meu catálogo foi demais para quem não aceita que o outro pense diferente”, escreveu a cantora na legenda.

“Eu acredito que as religiões são rios que desembocam num mesmo lugar: Deus, a inteligência suprema. Eu não acredito no céu e no inferno, não acredito no diabo… acredito que todos nós temos o poder de manifestar em nós o divino e a diabólico. Quando recebo mensagens de repúdio e intolerância religiosa, não sinto energia divina sendo emanada em minha direção, sinto a energia contrária. Eu tenho fé, não tenho medo”, disse ela.

“Meu novo clipe traz imagens de vários tipos de crenças. Tenho uma paixão profunda por diferentes manifestações da fé, diferentes formas de me conectar com o espírito. Em nenhuma delas sinto que quando morrermos seremos punidos e julgados, sinto que vamos pra onde esteja vibrando a mesma frequência que o meu espírito. E aqui, nessa vida, meu compromisso comigo mesma é vibrar na frequência de maior luz que eu conseguir.”

“Por isso eu não desejo punir ou julgar nenhuma das pessoas que me atacam neste momento por expor minha religião. Eu desejo que sigam o caminho da evolução. Cada um no seu tempo. Se continuarmos exigindo que o outro pense igual a você, se seguirmos com a intolerância, se não aprendermos a abrir mão de uma coisa ou outra em nome da paz, encontrando um meio termo, nosso mundo vai se acabar em guerra, matando uns aos outros pra ter razão no final da discussão. Talvez até se esqueçam como começou a discussão. Simplesmente fica a briga pela briga.”

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta)

“Minha religião cultua os elementais da natureza (essa que o ser humano, a cada dia que passa, vai esquecendo da importância). Brigam tanto pra ter razão em cada coisa, mas não conseguem valorizar o óbvio, sua casa, o chão que pisa, que te dá de beber e de comer. Hoje a natureza nos cobra um posicionamento, mas estão todos ocupados demais discutindo quem tem razão, ao invés de adorar nosso bem maior, a casa que Deus nos deu.”

“Pra você que gosta do meu trabalho, espero que curta esse clipe que foi feito com muito amor, assim como todo meu novo álbum. Estamos aqui vivendo no mundo material e o maior segredo da vida é encontrar o equilíbrio entre o espírito e a matéria. Minha vida é buscar esse equilíbrio, então se nos outros vídeos a gente só rebolou a raba e falou sacanagem, nesse a gente pode se arrepiar ou até mesmo se emocionar”, finalizou Anitta.

Confira o videoclipe oficial de Aceita, de Anitta:

Publicidade

Publicidade