
Conheça Mikey Madison, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por ‘Anora’
Atriz participou da franquia Pânico e está ganhando cada vez mais espaço na indústria.
ikey Madison está vivendo um momento de grande ascensão. Aos 25 anos, a atriz conquistou a primeira indicação e o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025 por sua performance em Anora, filme escrito e dirigido por Sean Baker, e está sendo cada vez mais reconhecida na indústria cinematográfica. Indo além do papel aclamado, te contamos todos os detalhes.
Mikaela Madison Rosberg nasceu em Los Angeles em 25 de março de 1999 e tem quatro irmãos, sendo um deles gêmeo. A jovem é filha de dois psicólogos e passou a se interessar por atuação na adolescência. A carreira começou em meados de 2013, quando ela integrou o elenco de uma série de curtas-metragens, mas o primeiro grande papel veio apenas 3 anos mais tarde, quando a atriz integrou o elenco de Better Things como Max Fox.
Em 2018, o nome de Mikey passou a se popularizar com a participação em Era Uma Vez… Em Hollywood, projeto dirigido por Quentin Tarantino. No longa, ela viveu a personagem Sadie Atkins e atuou em um elenco com nomes como Brad Pitt, Margot Robbie e Leonardo DiCaprio.
Os novos passos da carreira de Madison fizeram com que ela garantisse um papel no quinto filme de Pânico, lançado em 2022. Na franquia de terror slasher, ela vive Amber Freeman, que faz parte de uma nova geração de personagens do enredo de sucesso.
Depois de assistir os projetos de Mikey, o cineasta Sean Baker escreveu o roteiro de Anora pensando justamente na atriz como a protagonista, Ani. “Ninguém nunca escreveu uma personagem para mim antes, eu estava sem acreditar“, contou ela em entrevista ao The Hollywood Reporter.
Madison explicou que o diretor a contatou para sondar se ela estaria interessada no roteiro que ele planejava produzir, informando que a história seria pensada para a atriz atuar no papel principal. “Mantivemos contato durante todo o tempo em que ele escreveu e conversamos muito sobre a personagem e o que queríamos retratar”, relembrou.
Anora acompanha a trama de uma jovem dançarina que trabalha no Brooklyn. Depois de conhecer Ivan, filho de um oligarca russo, os dois vivem um romance e se casam.
Mas a história de amor é ameaçada quando os pais do rapaz viajam para anular o casamento. A performance no filme garantiu que Madison fosse indicada nas principais premiações cinematográficas, como o BAFTA, Critics’ Choice, Globo de Ouro, SAG e Oscar.