Fernanda Torres e a importância das novelas: “Nos viciaram em nós mesmos”

Em entrevista internacional, a atriz exaltou a dramaturgia brasileira e revelou sua péssima experiência em Selva de Pedra

Por Arthur Ferreira 24 fev 2025, 15h01
S

e tem uma pessoa que pode falar com propriedade sobre televisão e cultura brasileira neste momento, este alguém é Fernanda Torres. A atriz, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui, recentemente bateu um papo com a Deadline e abriu o jogo sobre sua relação com as novelas – e, olha, não foi só amor à primeira vista!

Aos 19 anos, Fernanda viveu a mocinha de Selva de Pedra, uma experiência que, segundo ela, foi nada menos que “terrível”. “Depois disso, prometi que nunca mais faria novela. Não sou feita pra isso”, confessou entre risos. O motivo? A personagem era dramática ao extremo, chorava todo dia e era, nas palavras da própria atriz, “insuportável”.

Foi o suficiente para que ela desse um tempo das tramas diárias e se dedicasse ao teatro e ao cinema por três décadas. Só voltou para a TV em comédias, gênero que considera mais leve e prazeroso. “Chorar todo dia na TV? Não é pra mim!”, brincou.

Continua após a publicidade

Mas, apesar da experiência pessoal conturbada, Fernanda reconhece o papel fundamental das novelas na cultura brasileira. Para ela, esses folhetins foram essenciais para que o público passasse a se enxergar na tela e a valorizar sua própria identidade. “Novelas nos viciaram em nós mesmos, ajudaram o Brasil a não ser tão colonizado por culturas estrangeiras”, destacou.

Ela ainda exaltou a qualidade das produções nacionais, especialmente as das décadas de 70 e 80, quando surgiram alguns dos maiores clássicos da teledramaturgia. Fernanda pontuou que os autores dessa época ajudaram a moldar uma linguagem única, capaz de capturar o cotidiano e as emoções do povo brasileiro.

“Temos autores muito bons, principalmente ali na década de 70 e principalmente nos anos 80, tínhamos novelas espetaculares. E elas ensinaram o povo brasileiro a se assistir em português”, disse.

Continua após a publicidade

Além disso, se tem uma coisa que ela aprendeu com a mãe, Fernanda Montenegro, é que cada ator encontra seu próprio caminho. “Minha mãe faz de tudo e faz bem. Eu encontrei minha praia na comédia”, dividiu.

View this post on Instagram

A post shared by 𝙶𝚞𝚜𝚝𝚊𝚟𝚘 𝚁𝚎𝚒𝚣 (@gustavoreiz)

Publicidade