Os momentos de amizade e admiração entre Rebeca Andrade e Simone Biles

Confira a linha do tempo da relação das ginastas que se enfrentam nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h31 - Publicado em 31 jul 2024, 15h50
R

 

ivalidade? Só nas competições! As ginastas Rebeca Andrade e Simone Biles oferecem ao público dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 um dos duelos mais esperados. Só que, o que acontece nas disputas de ginástica fica dentro dos tatames. Nas redes sociais, o que não faltam são registros de momentos fofos e de acolhimento protagonizados pelas duas.

Além de adversárias nas modalidades, as duas também são amigas e já foram vistas juntas em as pistas de funk e até no primeiro pódio de Mundial.

Mundial de 2018

O primeiro contato das duas aconteceu no Mundial de 2018, em Doha, no Catar. A brasileira vinha enfrentando lesões nos joelhos e Biles, que na época já era a principal estrela da ginástica artística, a apoiou dizendo para ela seguir em frente.

“Foi uma coisa muito genuína. Eu estava sentada, ela estava passando, aí, do nada, ela sentou do meu lado e falou isso. Eu fiquei superfeliz. Falei: ‘Meu Deus, a melhor do mundo falando para eu não desistir’. Agora que não vou desistir mesmo”, contou Rebeca, em 2018, ao Jornal Nacional.

Continua após a publicidade

Saúde Mental de Biles

Três anos depois, em 2021, a saúde mental de Biles impediu que as duas tivessem uma competição direta por medalhas. A norte-americana não deixou de aplaudir a consagração internacional de Rebeca nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que conquistou a medalha de ouro no salto e a prata no individual geral.

Primeiro duelo e comemoração

Em 2023, Biles voltou a competir, a dupla teve seu primeiro duelo por medalhas. As duas dividiram o pódio em cinco provas no Mundial da Antuérpia. Biles ficou com o ouro na disputa por equipes, no individual geral e no solo, enquanto a brasileira ficou com a prata nas três modalidades. Na trave, Biles venceu e Rebeca ficou em terceiro. Já no salto, o ouro foi da brasileira e a prata da americana.

Continua após a publicidade

Na comemoração do Mundial de Ginástica de 2023, as duas viralizaram nas redes sociais com um vídeo dançando juntas. O que chamou a atenção do público foi a reverência de Biles ao talento da brasileira, com um gesto como se estivesse passando a coroa da ginástica artística para Rebeca.

View this post on Instagram

A post shared by Planeta ELLA (@planetaella)

Pódio Histórico

As duas também estavam lado a lado no marco mundial da primeira vez que três mulheres pretas subiram ao pódio do individual geral, a prova considerada a mais nobre da ginástica artística. Simone Biles, que saiu vencedora, Rebeca Andrade e a terceira colocada norte-americana Shilese Jones, comemoraram no pódio após a final individual geral feminina durante o 52º Campeonato Mundial de Ginástica Artística da FIG, em Antuérpia.

Continua após a publicidade

@geglobo

Rebeca Andrade festeja primeiro pódio 100% preto no Mundial de Ginástica: “Wakanda Forever” #ginastica #rebecaandrade #wakandaforever #simonebiles #tiktokesportes

♬ som original – geglobo – geglobo

Jogos Olímpicos de Paris 2024

Não é surpresa para ninguém que Simone Biles e Rebeca Andrade são as favoritas para medalhas na ginástica artística feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. As duas se enfrentaram na final por equipes, em que Biles conquistou a medalha de ouro junto com os Estados Unidos e Rebeca conseguiu bronze com o Brasil. Elas voltam a se encontrar em um duelo direto no individual nesta quinta-feira (1/8).

Durante uma coletiva de imprensa após o pódio, Rebeca foi questionada sobre como se sentia ao ser comparada com a norte-americana: “É uma honra poder competir junto com a Simone. Ela é referência no mundo todo, inclusive pra mim. E ela é muito importante pro esporte, né? Então, ter a melhor do mundo achando sensacional o meu salto, o que eu posso achar?”, respondeu.

“A gente conversou ali super rápido, quando estávamos no ginásio de treino. Ela me perguntou se eu ia fazer os quatro aparelhos, e eu falei que sim. E ela: ‘Eu também’. Porque é difícil. É difícil você competir três dias fazendo três aparelhos e tudo mais. A gente ainda tem final de individual geral, mas é sempre uma conversa muito gostosa, muito leve e sempre muito rápida também porque a gente está sempre concentrada em querer fazer e tudo mais. Mas foi muito legal ver ela torcendo por mim, e a gente torcendo por elas”, detalhou Rebeca.

Publicidade