Príncipes William e Harry se pronunciam sobre morte de Rainha Elizabeth II

Os netos divulgaram comunicados separados nos últimos dias, contando mais sobre sua relação com a avó e também monarca - que faleceu na quinta-feira (8/9)

Por Bruna Parrado 12 set 2022, 16h37

Aos 96 anos, Rainha Elizabeth II faleceu na última quinta-feira (8/9) no Castelo de Balmoral, na Escócia. A monarca – que esteve no poder por setenta anos, sendo a primeira britânica a conseguir tal feito – estará para sempre marcada na história, e no coração de seus familiares que a conheciam de uma forma diferente.

Desde o acontecimento, os pronunciamentos mais aguardados são os dos príncipes e netos: William e Harry. O primeiro a divulgar seu comunicado ao público foi o primogênito de Charles e Diana, que agora recebe o título de Príncipe de Gales e é o próximo na linha de sucessão da Coroa.

View this post on Instagram

A post shared by The Prince and Princess of Wales (@princeandprincessofwales)

Na quinta-feira, o mundo perdeu uma líder extraordinária, cujo compromisso com o país, os Reinos e a Comunidade Britânica era absoluto. Muito será dito nos próximos dias sobre o significado de seu reinado histórico. Eu, no entanto, perdi uma avó. E embora eu vá lamentar sua perda, também me sinto incrivelmente grato“, disse ele.

“Tive o benefício da sabedoria e segurança da Rainha em minha quinta década. Minha esposa teve vinte anos de sua orientação e apoio. Meus três filhos têm que passar férias com ela e criar memórias que durarão por toda a vida. Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Eu sabia que esse dia chegaria, mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem a Grannie [‘vovó’] realmente pareça real“. 

Continua após a publicidade

“Agradeço a ela pelo carinho que ela mostrou a minha família e a mim. E agradeço a ela em nome da minha geração por dar um exemplo de serviço e dignidade na vida pública que foi de outra época, mas sempre relevante para todos nós. Minha avó disse que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária Rainha. Honrarei sua memória apoiando meu pai, o Rei, de todas as maneiras que puder“.

Já Harry divulgou o seu comunicado no site da Archewell – sua fundação junto de sua esposa Meghan Markle: “Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade a Rainha – e ao lamentar sua perda – todos nos lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever“.

“Ela era mundialmente admirada e respeitada. Sua graça e dignidade inabaláveis ​​permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e agora seu legado eterno. Façamos eco das palavras que ela falou após o falecimento de seu marido, o príncipe Philip, palavras que podem trazer conforto para todos nós agora: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como em primeiros encontros‘”.

Continua após a publicidade

Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-la pela primeira vez como minha Comandante. Até o primeiro momento em que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos. Eu aprecio esses momentos compartilhados com você e os muitos outros momentos especiais entre eles”, escreveu o Duque de Sussex.

“Você já faz muita falta, não apenas para nós, mas por todo o mundo. E no que diz respeito a primeiros encontros, agora homenageamos meu pai em seu novo papel como Rei Charles III. Obrigado pelo seu compromisso com o serviço. Obrigado por seu conselho de som. Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz“, finalizou.

Publicidade