Quem é David Byrne, o ídolo underground que conquistou Olivia Rodrigo
Com uma banda formada na faculdade, músico se tornou referência na música experimental e inspira outros artistas como Miley Cyrus, Lorde e Radiohead.
esde Radiohead até Olivia Rodrigo, o nome de David Byrne, um dos fundadores do Talking Heads, é tido como uma referência quando o assunto é o rock ou pop experimental. Recentemente, a cantora disse que o músico é um dos seus heróis. Mas para você, leitor e leitora de CAPRICHO, que não sabe quem é ele, deve estar se perguntando: qual é legado de Byrne e porque Olivia gosta tanto dele?
A nova versão de drivers license, feita por ele a pedido da ex-act, pode te ajudar a entender o status de “lenda” que ele carrega na cena underground estadunidense. “Não acredito que pude cantar com um dos maiores de todos os tempos. Vou lembrar disso para sempre!!!!”, escreveu Rodrigo após dividir o palco com ele em um festival em Nova York, no ano passado.
Nos anos 70, o guitarrista David Byrne e o baterista Chris Frantz fundaram uma banda chamada The Artistics, enquanto estudavam na Escola de Design de Rhode Island.
No ano de 1975, os dois músicos se juntaram a baixista Tina Weymouth e se tornarem os Talking Heads, em uma referência ao nome de um corte câmera na televisão.
Agora com vocais, guitarra, bateria e baixo, os músicos entraram de cabeça na cena undergroung daquela Nova York setentista.
Em 1976, antes de lançarem seu primeiro single, Love → Building on Fire, tocaram como ato de abertura dos Ramones, banda que também estava começando naquele momento. Ouça aqui:
Nos anos seguintes, após a chegada de Jerry Harrison, pianista e guitarrista que, em 1977, deixou a banda Modern Lovers, os Talking Heads começaram a transitar entre sonoridades como o punk, new wave, funk e world music com o apoio do produtor Brian Eno, que também trabalhou com nomes como David Bowie e U2 – e é super famoso na cena.
Já em 1983, lançaram seu trabalho mais comercial, o disco Speaking in Tongues com hits como This Must Be the Place e Burning Down the House, cantada por David Byrne e Olivia Rodrigo no festival Governors Ball de 2025.
Depois disso, saíram em turnê e fizeram um filme-concerto dela, o Stop Making Sense, que chegou ao cinemas aclamado pelo público e pela crítica, se tornando um marco cultural de sua época.
Anos depois, a A24 relançou o longa nos cinemas e produziu uma série de releituras musicais desse repertório produzidas com nomes como Miley Cyrus, Paramore, Lorde, girl in red, entre outros artistas.
Após o filme, Talking Heads lançou mais três discos, um deles uma trilha sonora de um filme dirigido pelo próprio David Byrne, que mais tarde acabou inspirando a criação da banda Radiohead. Foi em 1991, que o ídolo de Olivia Rodrigo anunciou a separação da banda em uma entrevista ao Los Angeles Times.
Uma baita história para uma banda formada na faculdade, né?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.





