Quem é Gabbriette, a modelo “brat” que se tornou musa de Charli xcx

Uma das it-girls do momento, Gabriette subiu ao palco do Grammy Awards para participar da performance de Charli de Von dutch

Por Arthur Ferreira 5 fev 2025, 20h01
G

abbriette Bechtel pode até ter começado sua carreira nos bastidores, mas hoje ocupa um lugar de destaque cultura pop. Modelo, cantora e ícone de estilo, ela é uma das musas da era “brat”, álbum de sua amiga Charli xcx. Com uma estética gótica-minimalista e uma presença magnética, Gabbriette é um dos grandes nomes da cena alternativa atual.

No último domingo (2/2), a modelo subiu ao palco da 67ª edição do Grammy Awards para participar da apresentação de Charli. Ao som de Von dutch, a britânica deu uma verdadeira festa na cerimônia com várias it-girls do momento. Mas, afinal, quem é Gabriette?

De bailarina a estrela do punk

Nascida em 28 de julho de 1997 em Orange County, Califórnia, Gabriella Leigh Bechtel cresceu em um lar multicultural, filha de mãe mexicana e pai suíço-alemão. Desde cedo se dedicou ao sonho de ser bailarina profissional, mas sua trajetória acabou tomando rumos inesperados.

Continua após a publicidade

Depois de se mudar para Los Angeles, Gabbriette começou a trabalhar como dançarina em videoclipes da MTV, o que a levou a entrar no radar da indústria da moda.

View this post on Instagram

A post shared by Gabbriette (@gabbriette)

Foi através de Charli xcx que Gabbriette teve sua grande virada. Em 2018, a britânica a escolheu para ser vocalista da banda punk Nasty Cherry, um grupo formado exclusivamente por mulheres e que ganhou notoriedade com a série documental da Netflix, I’m With The Band: Nasty Cherry. O projeto teve vida curta, mas serviu para impulsionar Gabbriette no cenário musical e consolidar sua parceria com Charli.

Continua após a publicidade

Na moda sua ascensão foi ainda maior. Com seu visual gótico-chic e influência do indie sleaze, Gabbriette garantiu editoriais e campanhas para marcas como Marc Jacobs, Bottega Veneta, Diesel, Skims e várias outras. Apesar de sua altura relativamente baixa para os padrões da passarela (1,64 m), ela também desfilou para grandes grifes.

Além da música e da moda, Gabbriette conquistou um público fiel com seus vídeos de culinária. Durante a pandemia, suas receitas começaram a viralizar e, hoje, ela é referência na gastronomia alternativa, misturando influências de sua herança mexicana e alemã. Seu próximo projeto? Um livro de receitas, já em desenvolvimento.

Continua após a publicidade

@gabbriettebb

GRAIN FREE NAAN recipe on IG

♬ original sound – gabbriette

“Call me Gabbriette”: carimba que é brat!

Em 2024, com o lançamento de brat, álbum de Charli xcx, Gabbriette se consolidou ainda mais na cultura pop. O disco não só trouxe referências diretas a ela, como na faixa 360 – onde Charli canta “Call me Gabbriette, you’re so inspired” –, mas também ajudou a definir o visual e a atitude da nova era da cantora.

Gabbriette estrelou o clipe de 360 ao lado de nomes como Julia Fox, Chloë Sevigny e Alex Consani, reforçando sua posição como ícone do movimento brat. Sua estética mistura referências dos anos 90 e 2000, indo do grunge ao Y2K, sempre com um toque de sensualidade sombria.

Continua após a publicidade

Romance com Matty Healy

Sua vida pessoal também chama atenção. Em junho de 2024, Gabbriette anunciou seu noivado com Matty Healy, vocalista da banda The 1975. O casal, que tornou público o relacionamento em setembro de 2023, tem sido assunto frequente na mídia – especialmente após a breve relação de Healy com a cantora Taylor Swift.

Publicidade