Tremembé: registros reais que inspiraram momentos da série

Baseada nos livros de Ulisses Campbell, a produção mistura realidade e ficção

Por Arthur Ferreira Atualizado em 8 nov 2025, 12h24 - Publicado em 5 nov 2025, 21h02
A

série Tremembé, do Prime Video, virou um dos assuntos mais comentados nas redes e já é o maior sucesso nacional do streaming. Dirigida por Vera Egito e inspirada nos livros do jornalista Ulisses Campbell, a produção retrata a rotina de detentos reais que ganharam notoriedade no Brasil, entre eles Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e os irmãos Cravinhos, dentro do presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

Mas, além da curiosidade em torno das atuações de Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato e Felipe Simas, o público também tem se impressionado com o quanto várias cenas da série foram baseadas em fatos reais. E quem tem revelado essas comparações é o próprio Ulisses Campbell, autor das obras que inspiraram a trama, em suas redes sociais.

A gravação do documentário de Elize Matsunaga

Em uma das cenas mais impactantes, Elize aparece gravando um documentário e relatando que caçou um veado e preparou “um lombo assado ao molho de ervas”. A sequência é idêntica a uma fala real da criminosa, registrada na produção Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime, lançada pela Netflix em 2021. A recriação fiel chamou atenção de quem já assistiu aos dois projetos.

Poliana existiu de verdade

A personagem Poliana, interpretada por Letícia Tomazella, também tem uma história real por trás. Ela foi inspirada em Luciana Olberg, criminosa citada no livro Suzane — Assassina e Manipuladora. Desde o início, os roteiristas queriam incluir na série um caso pouco conhecido do público, e Luciana serviu de base para essa narrativa, com direito a um dos crimes mais chocantes mostrados em Tremembé.

Continua após a publicidade

O romance de Cristian Cravinhos

Outro ponto que gerou polêmica foi o relacionamento entre Cristian Cravinhos e Duda (chamado de Luka na série). Após a estreia, Cristian afirmou que a história era invenção, mas Duda confirmou que o romance existiu e detalhou o envolvimento citando até cartas, presentes e sessões de terapia de casal dentro do presídio. Ulisses Campbell, em entrevista ao programa Jornal dos Famosos, também reforçou que as informações foram checadas e constam em seus livros, incluindo relatos de ciúmes, trocas de mensagens entre os dois e a cena da calcinha que está viralizando nas redes.

A entrevista de Suzane e Sandrão com Gugu

Quem se lembra da entrevista de Suzane von Richthofen e Sandrão ao programa de Gugu Liberato, em 2015, vai reconhecer a cena reproduzida na série. O momento em que o apresentador presenteia o casal com máquinas de costura e R$ 120 mil foi recriado quase quadro a quadro. Na vida real, o gesto gerou uma briga entre as duas após o programa  e o episódio é retratado em detalhes na obra de Campbell.

Continua após a publicidade

A “noiva” que Suzane apadrinhou

A personagem Raíssa, vivida por Débora Fernanda, é baseada em Vanessa dos Santos Martins, condenada pela morte do enteado de 5 anos. Vanessa cumpriu pena em Tremembé, se aproximou de Suzane e chegou a se casar novamente com o pai da vítima, que virou pastor e alegou que ela estava “possuída por Satanás” no momento do crime. A trajetória chocante inspirou uma das subtramas da série.

Roger Abdelmassih e as tentativas de fuga

Na série, o personagem Roger simula doenças para tentar deixar o presídio, algo que também aconteceu na vida real. Condenado por abuso sexual, Roger Abdelmassih chegou a conseguir prisão domiciliar em 2017, mas teve o benefício revogado diversas vezes por causa de tentativas de fuga e do histórico de descumprimento das decisões judiciais.

Continua após a publicidade

“Diário de Tremembé”

Entre os nomes reais citados na produção está o ex-prefeito Acir Filló, condenado por corrupção. Ele escreveu o livro Diário de Tremembé – O Presídio dos Famosos enquanto estava preso, e suas experiências serviram de base para alguns momentos da série. O político, inclusive, comentou o sucesso da produção e brincou dizendo que o ator que o interpreta é “talentoso, mas feio” e que preferia ter sido vivido por Fábio Assunção.

O namorado evangélico de Suzane

Outra parte da história real que aparece em Tremembé é o romance de Suzane com o pastor evangélico Rogério Olberg, que começou durante as visitas que ele fazia à irmã, Luciana Olberg, a mesma mulher que inspirou a personagem Poliana. O relacionamento entre os dois aconteceu entre 2016 e 2020 e chegou a chamar atenção da imprensa na época.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade