9 séries de TV históricas que ensinam de verdade
Quem disse que a gente só pode aprender com os livros?
Comecei finalmente a assistir Vikings e já estou chegando no final, completamente apaixonada por essa história e personagens! Se você ainda não se jogou nesse mundo nórdico, aproveita que Game of Thrones acaba nesse domingo para engatar em outra série épica maravilhosa (tem na Netflix).
O que mais me encanta nessa série é o poder das personagens femininas! Lagertha e Helga viraram musas da minha vida e estou encantada com a força, delicadeza, poder e inteligência dessas mulheres que realmente existiram na história da construção do mundo que o conhecemos.
Sempre que fico maravilhada dessa forma, acabo me jogando em diversos links na internet sobre a história real, o quão perto da realidade são essas histórias fictícias. Fico entregue em pesquisar e saber mais sobre os fatos históricos e acabo aprendendo muito, sobre assuntos que talvez se fosse de outra forma, não teria interesse em ir atrás.
Esse é um dos poderes das séries de TV na minha vida, que me fazem aprender mais sobre o mundo real, mesmo que seja através de histórias fictícias que despertam meu interesse pela história do mundo. Aqui algumas séries que me causaram esse fervor em saber mais sobre o período ou momento em que elas existiram:
1) Vikings
Vikings mostra a vida do povo nórdico que invadiu a Inglaterra e a França, entre os anos 850 e 900 d.C.. É uma série que tem muita ação, aventura, intrigas e até um pouco de romance. Baseada nos heróis históricos dessa época, o que mais me chama atenção é que eles realmente existiram e as mulheres eram tão guerreiras quanto os homens.
Por ser uma série de época, é de se espantar que as mulheres tivessem tamanho destaque na cultura. E eu simplesmente estou apaixonada pela personagem da Lagertha. Ela foi a primeira esposa de Ragnar, uma escudeira guerreira, que tinha tanta coragem quanto os homens da época. Na série, ela é uma excelente mãe, determinada, inteligente, independente e lindíssima, interpretada pela Katheryn Winnick. Como é a série que estou assistindo no momento, poderia falar por dias sobre ela. Se você também já assistiu, vem conversar comigo!
2) 11.22.63
James Franco está se jogando nas séries históricas (ele estreia em The Deuce, na HBO, nesse domingo). Essa é uma produção do Hulu que aqui no Brasil veio pelo canal AMC e em DVD, baseada em um livro de Stephen King. Tem somente oito episódios e mostra um professor que consegue magicamente voltar para a época do assassinato de John F. Kennedy e tentar impedir que ele seja morto. Os americanos tem um fascínio por esse assassinato e realmente é uma história hipnotizante. Existem várias teorias da conspiração e cada personagem desse momento histórico tem um papel importante que mudou o mundo, que poderia ser outro se o presidente tivesse sobrevivido.
3) Outlander
Ok, sei que a série é muito mais baseada na vida desses dois personagens fictícios (que eu amo demais) do que na história de personagens reais. Mas a vida desses dois passa por grandes momentos históricos e eu nunca tinha lido tanto sobre a revolta jacobina (a Batalha de Culloden, em 1746), que marcou a relação entre a Escócia e Inglaterra. Além dos costumes e cultura do povo escocês que vivia em clãs e tinham uma vida tão diferente. Por ter uma personagem de outro tempo, ela é nossos olhos dentro desse mundo que tão distante e cheio de orgulho e coragem.
4) Mad Men
Eu tive sérios problemas para conseguir engatar nessa série. Talvez porque as heranças desse tempo, os anos 1960, são ainda tão presentes no dia-a-dia, mesmo depois de tanto tempo. Como o ambiente de trabalho ainda tem muito machismo e desigualdade. Como foi difícil para as mulheres se posicionarem e lutarem pela igualdade de direitos. Como o ideal de felicidade é um produto que nos está sendo vendido constantemente. Mas ao mesmo tempo que esses temas me perturbaram enquanto assistia a vida de Don Draper, Peggy, Joan e cia, também me divertia vendo os anúncios e a forma que as agências trabalhavam no começo da publicidade.
5) The Get Down
As músicas e a fotografia dessa série são de cair o queixo. A série da Netflix foi cancelada depois de somente uma temporada, mas marcou por contar a história do nascimento da cultura hip hop, no final dos anos 1970 em Nova York.
6) Reign
Quando assisti a primeira temporada passei dias e mais dias lendo sobre a vida da Mary Stuart e seu casamento com o príncipe Francis. A futura Rainha da Escócia chega na França para fazer essa aliança e tem que lidar com os mais diversos obstáculos para permanecer no poder, nos anos 1542 a 1567. Amo essas histórias de realeza e o fascínio que causa saber como eram as vidas desses nobres que moldaram a história, entre guerras, paixões e ameaças.
7) The Crown
Falando em realeza, tem algo mais incrível que a atual rainha Elizabeth II da Inglaterra? A mulher que ainda hoje senta no trono de um dos países que foi a grande potencial mundial é intrigante. Os primeiros anos de reinado são contados nessa série da Netflix, com detalhes para o casamento com Philip, a relação conturbada com o primeiro ministro Winston Churchill e os desafios de ser a rainha em um mundo em transição. Amo muito essa super produção, que sempre me faz parar os episódios para pesquisar fotos e momentos que estão sendo retratados.
8) Victoria
Ok, essa é a última série sobre realeza, mas se eu parar para pensar, essas são as três rainhas mais intrigantes, na minha opinião. Victoria é a tataravó de Elizabeth II e assim como ela, foi rainha da Inglaterra por muitos e muitos anos, por direito, ou seja, não por ter casado com um rei. A história do início do reinado de Victoria me fascinou de um jeito que fiquei assistindo documentários e li diversas biografias sobre essa monarca tão importante. O amor e casamento com Albert em 1840 é algo lindo e poderoso, para uma relação que normalmente era uma questão estratégica de poder apenas.
9) The Americans
E saindo do mundo histórico da monarquia, essa série me ensinou muito sobre a Guerra Fria. Claro, os acontecimentos são mais frescos na nossa cabeça por terem sido a menos tempo. Porém, acho que nunca tinha visto nada sobre como era a vida dessas pessoas durante esse período histórico, de guerra e tensão entre União Soviética (Rússia) e EUA, na década de 80. Ter o ponto de vista de um casal espião se passando por americanos explica muito sobre os ideais soviéticos e a série consegue com maestria contar essa história, que parece que se tornou tão atual e relevante mesmo 30 anos depois.
Estou para assistir Spartacus, terminar os episódios de Drunk History, Genius, entre muitas outras. Você também gosta de séries históricas? Conta pra mim qual é a sua favorita e o que te faz ficar louca por elas. Compartilha comigo nos comentários ou vem conversar comigo no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi | TV Showtime priharumi