Catarina Mina leva sustentabilidade e ciclo de vida da carnaúba ao SPFW

Marca celebrou 'árvore da vida', importante para a economia e cultura do Ceará pela sua capacidade de reaproveitamento, da raiz às folhas

Por Mavi Faria Atualizado em 17 out 2025, 17h34 - Publicado em 17 out 2025, 17h00
A

carnaúba nos ensina que a força não está apenas na resistência, mas também na capacidade de se reinventar. Enquanto as modelos cruzavam a passarela, frases como esta, ressaltando a potência, a versatilidade e a importância da árvore para a economia e cultura do Ceará, ressoavam em meio a música e reafirmavam o que estava claro: a carnaúba foi peça-central do desfile apresentado por Catarina Mina na São Paulo Fashion Week N60 na tarde desta quinta-feira (16).

A palmeira, também conhecida como ‘árvore da vida’, é completamente reaproveitada na economia cearense, desde a raiz até às folhas. Na coleção, a potência sustentável também é convertida em diferentes formatos e tecidos, como conta à CAPRICHO Celina Hissa, diretora criativa da marca.

“A carnaúba veio como um símbolo desse impacto muito mais do que só social, mas de olhar também para o impacto ambiental e de matérias-primas cada vez mais sustentáveis. A gente traz essa árvore símbolo nos vários lugares que ela ocupa, desde a estampa, a forma que ela está bordada, até à bolsa feita com a palha da carnaúba”.

Continua após a publicidade

Catarina-Mina-SPFW-N60-2
A carnaúba está presente na palha dos brincos das modelos, nas estampas de suas folhas e até na madeira das pulseiras, em representações da ‘arvore da vida’ e do que tudo se aproveita. Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite/Divulgação
Catarina-Mina-SPFW-N60-2
O crochê seguiu como a técnica carro-chefe da marca, ao lado do bordado de Caiacó, novidade apresentada na coleção “Carnaúba”. Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite/Divulgação

As diversas matérias-primas da árvore se misturam a técnicas e a tecidos já conhecidos, como o crochê, a renda de bilro, a seda, o linho e a cambraia de rami, e ainda às novidades, como o bordado de Caicó, com o objetivo de reutilizar e inserir ao máximo a carnaúba nas peças. Em inspirações mais explícitas no bordado da árvore em peças de linho e em estampas coloridas em aquarela, até os detalhes da palha em brincos, bolsas e na barra das saias, a carnaúba, que carrega o nome da coleção, está em todos os lugares.

Continua após a publicidade

Acho legal pensar em um ciclo que se completa, de uma árvore que não desperdiça nada, e é como a gente quer olhar para essa moda, como essa moda pode ser mais sustentável“, afirma Hissa, que ressignifica em moda todo o ciclo de uso da árvore conhecido e importante da terra natal da estilista.

Catarina Mina continua com a sustentabilidade como lema ao apresentar as possibilidades do reaproveitamento da matéria-prima da carnaúba, conhecida como 'árvore da vida'.
Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite/Divulgação

A beleza do desfile, assinada por Jana Moraes, contou com uma pele natural, tons quentes nas bochechas para garantir o aspecto saudável de verão e deixou o foco principal para os lábios. “Na boca, trouxemos um fundinho mais avermelhado com um gloss transparente, deixamos os cabelos molhados puxados para trás e, dos crespos, reforçamos o volume”.

Continua após a publicidade

Para alcançar o tom de vermelho dos lápis, a maquiadora usou o gloss bomb stix vermelho da Fenty Beauty e o Dior Lip Glow Oil na cor transparente, com o batom bem espalhado.

Confira a entrevista da CAPRICHO com Celina Hissa abaixo:

Continua após a publicidade

@capricho

Pele natural e lip combo vermelho 💄💋: descobrimos os segredos da beleza do desfile da marca cearense Catarina Mina no SPFW N60, assinada pela artista Jana Moraes. #spfw #maquiagem #desfile

♬ som original – Capricho

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade