Continua após publicidade

Este movimento deseja mudar o jeito como você olha para as suas roupas

Você já parou para se perguntar quem fez suas roupas? O 'Fashion Revolution' traz este questionamento.

Por Taya Nicaccio Atualizado em 20 abr 2022, 18h12 - Publicado em 20 abr 2022, 17h51

O mês de Abril chegou e a nona edição da Semana Fashion Revolution Brasil (SFR) também. Criado em 2013, após o desabamento do edifício Rana Plaza – que abrigava confecções de roupas que produziam para grandes marcas globais (sim, as famosas redes de fast fashion) – em Daca, Blangladesh, o movimento Fashion Revolution surgiu para dizer basta à exploração do trabalho e da natureza pelo setor da moda.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fashion Revolution Brasil (@fash_rev_brasil)

Criado pela britânica Carry Somers e italiana Orsola de Castro, o movimento tem como objetivo “impulsionar a luta da moda a favor do clima, a campanha da SFR 2022 se apresenta como uma ferramenta para dar visibilidade à causa e chamar todos para serem parte da revolução na moda”, explica Fernanda Simon, diretora do Instituto Fashion Revolution Brasil.

Em entrevista à CAPRICHO, Simon lembra que estamos vivendo uma emergência climática. “Para que uma mudança radical aconteça é imprescindível, não apenas o envolvimento de nós, cidadãos, mas de todos os setores, inclusive o da moda.”

Continua após a publicidade

Foi a partir de 2016 que a campanha realizada anualmente no dia 24 abril, se tornou a Semana Fashion Revolution. O movimento nasceu em torno de uma ação nas redes sociais, incentivando pessoas do mundo todo a se perguntarem quem fez suas roupas, como uma forma de fazer suas vozes serem ouvidas para cobrar respostas de grandes empresas de moda.

“Por isso, desde o nosso surgimento, nos comunicamos em diversas plataformas sem nunca perder de vista a profundidade e complexidade que o debate sobre a sustentabilidade na indústria da moda exige, e seguimos todos os anos promovendo mensagens fundamentais para que, cada vez mais, pessoas estejam engajadas e se sintam parte de um movimento de mudança em busca de uma moda mais justa, ética e limpa”, conta Mariana Chaves, coordenadora de comunicação do movimento.

Como participar da SFR 2022?

Ficou curiosa e quer saber como participar do evento? A CH te ajuda! Acesse o site semanafashionrevolution.com.br e confira a programação completa do evento, que pode variar entre encontros e oficinas online ou presencial, disponíveis em sua cidade. Esse processo é bem prático e rápido, viu? Dá só uma olhada no passo a passado criado pelo movimento:

Continua após a publicidade

Dica de milhões: baixe as artes, plaquinhas e templates do evento e compartilhe nas suas redes!

E aí, você já tinha ouvido falar sobre o movimento Fashion Revolution Brasil? Conta pra gente! 

Publicidade

Publicidade