Este tênis amarelo criado há mais de 50 anos é tendência no street style
Provamos que o modelo 'Mexico 66', da Onitsuka Tiger, virou a escolha vintage do momento
Depois da febre do Adidas Samba no street style, que temos acompanhado desde o ano passado, é fato que os tênis esportivos ganharam mais espaço nos looks da galera e viraram objeto de desejo do momento. Nos últimos tempos, o queridinho da vez tem sido o modelo Mexico 66, da marca japonesa Onitsuka Tiger, pertencente ao grupo Asics, na cor amarela. E o sapato carrega toda uma história por trás, viu? A gente te explica!
O tênis Mexico 66 foi apresentado ao mundo em 1966, como um teste para os Jogos Olímpicos de 1968, que aconteceram no México, e foi o primeiro calçado da empresa esportiva a ter seu desenho icônico na lateral – que, ainda hoje, aparece nas peças da Asics. Além do design, as chamadas ‘listras de tigre’, ao serem integradas à faixa vertical, possuíam a função de melhorar a estabilidade e flexibilidade dos atletas.
Após seu lançamento, o sapato retornou aos olhares do público em dois momentos cinematográficos. O primeiro deles, em 1978, foi no filme Jogo da Morte, em que o ator Bruce Lee usa o tênis. Depois, em Kill Bill – Volume 1, de 2003, dirigido por Quentin Tarantino, o visual todo amarelo de Uma Thurman fica completo com o Mexico 66.
Agora, com a estética vintage sendo revivida e atualizada por membros da geração Z, o tênis voltou com força para as ruas e para dar um toque de personalidade aos visuais dos jovens. O sucesso é tanto que o sapato, que custa US$ 120 (cerca de R$ 608) e não é vendido no Brasil, tem sempre vários tamanhos esgotados no e-commerce internacional.
O tênis pode tanto completar a pegada descolada de um look quanto equilibrar um conjuntinho elegante de alfaiataria. Dá uma olhada nestes exemplos:
E aí, o que você achou do tênis amarelo Mexico 66 da Onitsuka Tiger? Usaria?