Estúdio Traça leva upcycling ‘delulu’, pop e inovador à Casa de Criadores

Marca levou looks autorais e co-criados com estudantes à passarela da semana de moda autoral em São Paulo.

Por Andréa Martinelli 25 jul 2025, 11h00
A

pós a energia provocativa e colorida da coleção Brazilian Dolls, o Estúdio Traça mergulha em uma atmosfera mais reflexiva com a coleção DELUSIONAIRE. Sob a direção criativa do estilista Gui Amorim, as peças apresentadas na Casa de Criadores 56 foram todas feitas de upcycling — uma marca da Traça —, e co-criadas com estudantes da FAM (Faculdade das Américas).

O pop autêntico e delirante tem tudo a ver com a ideia do upcycling, afirma Amorim. “Isso de imaginar cenários, ter ideias, para depois colocar no mundo e convencer os outros de que isso é algo válido, é muito ‘delulu’. É daí que parte a nossa ideia principal para essa coleção.”

Desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56
Desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56 Foto: Marcelo Soubhia/@agfotosite/Divulgação

Então, o que acontece quando a gente imagina novos cenários e futuros? E o que acontece quando isso é no universo da moda? A resposta surge em 15 looks autorais e 10 co-criados com os estudantes, reafirmando o compromisso do Estúdio Traça com a troca e a formação de novas vozes no design de moda.

Continua após a publicidade

A coleção se ancora no reaproveitamento criativo de materiais — como o denim de acervo e em parceria com a Levi’s®, tules e malhas reutilizadas, além de tecidos fornecidos pela Serg Denim — para criar peças que revelam novas formas a partir do que já existia.

As construções revelam transformações ousadas na passarela: jaquetas viram corsets, mangas de jaqueta viram saia, calças se tornam vestidos blusas, e golas migram para lugares improváveis, como costas e tórax.

As peças são marcadas por sobreposições, fivelas, texturas contrastantes e um styling que transforma o salto alto em gesto de escolha — não de imposição. Com a construção da stylist Yumi Kurita, as peças transitaram na passarela inspirações de um desfile da Dior e Jean Paul Gautier, uma mistura entre a era vitoriana e o dia a dia dos motociclistas viajantes.

Continua após a publicidade

A cartela de cores é marcada por tons densos como vinho, preto e azul denim, pontuados por brilhos ácidos e texturas opacas, evocando um cenário noturno, entre o sonho e o backstage.

Diego Martins em desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56
Diego Martins em desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56 Foto: Marcelo Soubhia/@agfotosite/Divulgação
Desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56
Desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56 Foto: Marcelo Soubhia/@agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

A beleza, assinada por Celso Kamura, trouxe as mesmas cores na maquiagem, com delineado gráfico e sombras marcantes nos tons de roxo e verde neon, com lápis preto marcado e cílios postiço. Para dar um tom mais dramático e lúdico, ele apostou em um iluminador lilás da linha da Hello Kitty com a Bruna Tavares.

“Tem uma vibe de construção, drag queen, marcante, de alguém que pode ser o que quiser ser”, disse Kamura à CAPRICHO.

DELUSIONAIRE constrói uma narrativa potente sobre desejo, fé e autoimagem — como se cada look fosse o figurino de uma estrela que ainda não pisou no palco. Gui Amorim desenha uma personagem que transforma fantasia em linguagem e estilo em resistência. “É sobre continuar acreditando, mesmo quando não se é levado a sério”, afirma o estilista.

Continua após a publicidade

Mais do que uma coleção, DELUSIONAIRE é um manifesto visual sobre a força de quem insiste em si, mesmo em silêncio.

Monik da Moda em desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56
Monik da Moda em desfile da marca Estúdio Traça na Casa de Criadores 56 Foto: Marcelo Soubhia/@agfotosite/Divulgação

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade