Figurino de ‘Os Bucaneiros’ traz toque moderno ao visual da década de 1870

A figurinista Kate Carin explica à CAPRICHO como conta a história das personagens através dos looks

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 18h06 - Publicado em 23 nov 2023, 13h00

A nova série de época da Apple TV+, chamada Os Bucaneiros (The Buccaneers), narra a jornada de um grupo de garotas americanas que, quando são enviadas a Londres em busca de títulos e maridos, acabam invadindo e ~causando~ na aristocracia britânica da década de 1870 e suas normas rígidas. Após entrevistar a diretora Susanna White, a criadora Katherine Jakeways e a produtora executiva Beth Willis, a CAPRICHO fala com mais um nome feminino por trás da produção, a figurinista Kate Carin, que conta como deu vida às características das personagens através das roupas – e tudo com um toque moderno.

Os produtores não queriam algo que parecesse um documentário, mas um resultado que fosse relevante e reconhecível para uma audiência jovem“, afirma Kate Carin, responsável pelos figurinos dos últimos episódios da série. “E eles precisavam que isso se traduzisse nas telas, não apenas nos diálogos, mas nos looks, nos tecidos, nos estilos.”

Atrizes Alisha Boe, Josie Totah, Kristine Frøseth, Aubri Ibrag e Imogen Waterhouse em 'Os Bucaneiros'
Atrizes Alisha Boe, Josie Totah, Kristine Frøseth, Aubri Ibrag e Imogen Waterhouse em ‘Os Bucaneiros’ Apple TV+/Divulgação

A protagonista, Nan St. George (Kristine Froseth), por exemplo, é a garota mais nova, que não vai à capital inglesa em busca de um marido e tem um espírito mais livre, o que acaba sendo refletido em seu visual. “Eu senti que o estilo dela seria mais esportivo, até um pouco ‘tomboy’, para expressar o fato de que, ao contrário de outras, até da própria irmã, Jinny St. George (Imogen Waterhouse), ela é independente, não queria se casar, vai ao Reino Unido pela aventura, e as coisas acontecem por acaso para ela”, explica a profissional.

Conchita Closson (Alisha Boe), Mabel Elmsworth (Josie Totah) e Jinny St. George (Imogen Waterhouse) em 'Os Bucaneiros'
Conchita Closson (Alisha Boe), Mabel Elmsworth (Josie Totah) e Jinny St. George (Imogen Waterhouse) em ‘Os Bucaneiros’ Apple TV+/Divulgação
Continua após a publicidade

Outra personagem americana que desafia as regras impostas pela aristocracia da Inglaterra é Mabel Elmsworth (Josie Totah), que traz representatividade LGBT+ às telas. “Eu não queria vender a história de Mabel pelo figurino, porque eu sinto que é mais interessante que isso seja revelado aos poucos, como um ‘efeito cebola’. Porém, queria que ela tivesse suas próprias nuances que a diferenciasse dos outros. A ideia é que ela não se destacasse logo de cara, mas, ao passo que sua história fosse contada, o meu papel seria fazer com que o visual dela se tornasse cada vez mais identificável e compreensível”, analisa Carin. A imagem de Mabel ainda faz uma contraposição ao de Honoria Marable (Mia Threapleton), que é britânica e costuma usar os botões todos fechados, por exemplo, seguindo uma silhueta mais rígida.

Honoria Marable (Mia Threapleton) e Mabel Elmsworth (Josie Totah) em 'Os Bucaneiros'
Honoria Marable (Mia Threapleton) e Mabel Elmsworth (Josie Totah) em ‘Os Bucaneiros’ Apple TV+/Divulgação

Por fim, ela diz que espera que o figurino seja percebido pelo público como um toque moderno aos anos 1870. “Eu espero que [o figurino] passe a sensação de relacionável e que existam looks que possam ser traduzidos para o dia a dia das pessoas. Esse é o sonho de todo figurinista.”

Continua após a publicidade

Nan St. George (Kristine Frøseth) e Theo (Guy Remmers) em 'Os Bucaneiros'
Nan St. George (Kristine Frøseth) e Theo (Guy Remmers) em ‘Os Bucaneiros’ Apple TV+/Divulgação

A série Os Bucaneiros já está disponível na Apple TV+, com episódios novos saindo toda quarta-feira até 13 de dezembro. Ficaram curiosos para assistir?

*As assinaturas do streaming feitas através deste link podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade