Influencers disputam direito autoral de estética ‘clean girl’ na justiça
Sydney Gifford acusa outra blogueira Alyssa Sheil de copiar sua estética minimalista, neutra, bege e creme

estética ‘clean girl’ virou caso de justiça nos Estados Unidos recentemente. A influenciadora americana Sydney Nicole Gifford, de 24 anos, entrou com uma ação judicial contra outra blogueira chamada Alyssa Sheil após acusá-la de copiar sua “estética minimalista, neutra, bege e creme”.
No processo aberto no tribunal federal no Texas, Gifford apresenta como prova várias publicações em que Sheil, que tem 21 anos, teria imitado ela, acusando-a de violar seus direitos autorais. Segundo a influenciadora as fotos semelhantes não são uma coincidência e a outra tiktoker não apenas copiou seus conteúdo, mas também “roubou sua vibe” – como explica a reportagem do jornal The New York Times.
As influenciadoras em questão eram colegas de profissão, e as duas chegaram a fazer compras juntas e a participar de uma sessão de fotos meses antes. As interações entre elas foram um pouco estranhas, segundo Gifford, mas o problema foi um tempo depois, quando começaram a surgir publicações muito semelhantes e que imitavam o visual. A influenciadora acredita que Sheil usou o encontro entre elas como uma forma de “espionagem estética”.
Segundo documentos judiciais obtidos pela PEOPLE, Gifford alega ainda que Sheil “apresentou os mesmos produtos da Amazon ou produtos substancialmente semelhantes ao que ela promovia”. A acusada respondeu ao processo em outro documento judicial, rebatendo as alegações e pedindo ao tribunal que rejeitasse o caso.
Este é mais um exemplo de como conceito de plágio está cada vez mais confuso quando se trata de produção de conteúdo para a internet. É possível distinguir o que é um conteúdo original e o que é copiado na internet? Ou melhor, existe essa diferença? Neste texto anterior aqui da CAPRICHO, discutimos mais sobre criação de conteúdo para a internet e qual a diferença entre inspiração e cópia.
E aí, o que você acha de toda essa polêmica?