Moda sustentável: marca cria o primeiro jeans biodegradável do mundo

Conhecida por suas ações em prol da natureza, a grife Stella McCartney é a responsável pelo novo material

Por Thais Varela 15 jan 2020, 17h22

Não é segredo que a indústria da moda é uma das maiores poluidoras do mundo. O setor é responsável por utilizar muitos recursos naturais para produzir roupas e estimular o descarte cada vez mais desenfreado de peças que ficam acumuladas em aterros sanitários e lixões, prejudicando o meio ambiente.

O jeans, um dos nossos tecidos queridinhos, também possui a sua parcela de culpa tanto na sua produção, como no uso de elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente em seu processo de tingimento. Pensando em criar uma alternativa para esse cenário nada sustentável, a marca Stella McCartney, conhecida por ter a sustentabilidade como sua base, criou o primeiro jeans biodegradável do mundo, que se decompõe de maneira mais rápida do que o material tradicional.

Getty Images/Getty Images

Nesta semana, a grife inglesa apresentou sua coleção Outono 2020, que trazia dez peças com o jeans biodegradável. Feito com fibras de algodão orgânico que envolvem uma camada de borracha natural, o material foi produzido em parceria com a marca italiana Candiani e não leva qualquer plástico ou microplástico em sua trama, o que é essencial para não poluir a natureza quando for decomposto.

As empresas pensaram também em uma alternativa mais sustentável para o tingimento do tecido, que foi feito usando duas técnicas que reduzem o consumo de água e energia, e substituem os produtos químicos da operação por um ingrediente biodegradável criado a partir de algas marinhas e cogumelos.

Continua após a publicidade

Lookbook de Outono 2020 da marca Stella McCartney Divulgação/Divulgação

“Em um mundo no qual os recursos naturais estão diminuindo e os lixões estão superlotados de roupas descartadas, é nosso dever procurar por fontes renováveis, além de materiais biodegradáveis e compostáveis”, falou Alberto Candiani, dono da marca italiana Candiani, sobre o novo tecido.

Que iniciativa incrível, né?

Publicidade