O que esperar do polêmico Demna Gvasalia como estilista da Gucci?

Diretor criativo da Balenciaga há 10 anos agora assume cargo na grife italiana. O que será que vem por aí?

Por Sofia Duarte 14 mar 2025, 14h00
S

abato de Sarno, que estava à frente da direção criativa da Gucci desde 2023, após a saída de Alessandro Michele (agora na Valentino), deixou a grife italiana em fevereiro deste ano. Após várias especulações, uma mudança surpreendente: Demna Gvasalia, estilista da Balenciaga há 10 anos, será seu sucessor.

O anúncio feito nesta quinta-feira (13) pelo grupo Kering, detentor das duas marcas. “Estou muito animado para fazer parte da família Gucci. É uma honra contribuir para uma maison que eu respeito profundamente e admiro há tanto tempo. Mal posso esperar para escrever junto com Stefano [Cantino, CEO] e todo o time um novo capítulo da incrível história da Gucci”, disse Demna no comunicado.

View this post on Instagram

A post shared by GUCCI (@gucci)

Mas, afinal, o que podemos esperar dessa escolha?

A decisão da Gucci vem após enfrentar desafios financeiros durante a direção de Sabato de Sarno. O trabalho do designer foi reinterpretar os clássicos da grife e, embora esse objetivo tenha sido atingido, a falta de criar peças desejo e chamar a atenção com suas coleções resultaram em quedas nas vendas – no terceiro semestre de 2024, houve um declínio de 24%, totalizando € 1,92 bilhão, segundo dados da empresa.

Continua após a publicidade

Ao analisar a trajetória de Demna Gvasalia na Balenciaga, que, embora seja repleta de polêmicas, também é marcada por um teor crítico na passarela com desfiles provocativos que desafiam padrões, mistura de elementos urbanos com códigos clássicos e designs que viralizam e levantam discussões, é possível prever possibilidades que a Gucci deseja para o seu futuro.

A decisão tende a indicar que o entendimento de Demna da cultura contemporânea e seus projetos visionários podem reavivar a energia e o risco criativos da grife italiana – pelo menos, é o que parece ser a vontade do grupo Kering. Resta observar se essa articulação terá apenas um resultado imediato, que também é a intenção da marca, ou vai se sustentar a longo prazo.

Nas redes sociais…

A notícia repercutiu entre quem acompanha o mundo da moda na internet. Nas publicações do X (ex-Twitter), podemos ver uma divisão nas opiniões e comentários bem-humorados – principalmente dos usuários brasileiros, claro.

“Demna na Gucci? Vocês estão loucos”, escreveu uma pessoa. “Isso é surreal. Demna destruiu o legado de Cristobal Balenciaga e agora vai fazer o mesmo na Gucci”, disse outra. “Eu sempre disse que os meus trabalhos favoritos do Demna são a sua interpretação da alfaiataria, em que dá para analisar suas raízes do tempo em que trabalhava com Martin Margiela. Isso é o que eu espero que ele faça na Gucci”, acrescentou outra, mais esperançosa.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade


A chamada ‘dança das cadeiras’ na moda também rendeu comentários divertidos. Isso porque no mesmo dia em que Demna Gvasalia foi anunciado como estilista da Gucci, Donatella Versace deixou o cargo de direção criativa da grife após 28 anos. E outros espaços ainda não divulgados indicam que várias movimentações vão acontecer nos próximos meses.

Continua após a publicidade


Agora, nos resta esperar o primeiro movimento de Demna Gvasalia na Gucci e saber quem vai assumir a direção criativa da Balenciaga.

Publicidade