O que primeira coleção de Demna na Gucci revela sobre o futuro da marca

Estilista estreia com lookbook cheio de personagens que compõem as diferentes facetas da grife

Por Sofia Duarte 22 set 2025, 14h00
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omeçou oficialmente a era Demna Gvasalia na Gucci! O estilista, que saiu da Balenciaga em março, surpreendeu o público ao lançar, nesta segunda-feira (22), sua primeira coleção como diretor criativo da grife italiana. Chamada ‘La Famiglia‘, ela vem em uma campanha que cria diferentes personalidades para representar as várias facetas da maison.

Com assinatura da fotógrafa norte-americana Catherine Opie, os retratos pretendem capturar uma extensa família Gucci, destacando os códigos da grife de forma ousada e extravagante. Para isso, o lookbook mostra arquétipos, como ‘L’Influencer’, que simboliza um criador de conteúdo nas redes sociais; a figura da it-girl usando um vestido preto transparente com plumas; ‘La Mecenate’, ‘La Contessa’, ‘Sciura’ e
‘Primadonna’ representam a elegância italiana; ‘La Drama Queen’ é traduzida com um casaco dramático e poderoso, e uma ‘La Bomba’ de animal print e salto alto, interpretada pela modelo Alex Consani.

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Conhecido por suas criações controversas na Balenciaga, tudo indica que Demna chega a Gucci com parcimônia, misturando as escolhas mais exuberantes com tradições repaginadas, como a bolsa Bamboo 1947, o mocassim Horsebit, a clássica estampa floral e o monograma GG. Ele também traz referências da sensual era Tom Ford, nos anos 1990, e do maximalismo de Alessandro Michele, que comandou a marca de 2015 a 2022.

Seu antecessor, Sabato de Sarno, ficou apenas dois anos ocupando o cargo de diretor criativo, e esse curto período provavelmente se deu devido a uma expectativa de resultados imediatos que não se concretizou. O grupo Kering, detentor da Gucci, esperava reverter de modo abrupto os números de vendas, que estavam em queda. Em comparação a ele, que ficou conhecido por preferir peças atemporais e clássicos até demais, parece que Demna traz uma visão mais equilibrada, sem perder sua identidade irreverente.

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A coleção ‘La Famiglia’, que será vendida em 10 lojas selecionadas entre 25 de setembro e 12 de outubro, nos dá uma previsão do que Demna Gvasalia está preparando para os próximos capítulos da grife e até para a sua estreia nas passarelas, que acontece em fevereiro de 2026, na semana de moda de Milão. Ansiosos?

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