Por que desfile da Gucci sem Alessandro Michele gerou tanta polêmica?
Grife apresentou primeira coleção do estilista Sabato de Sarno na semana de moda de Milão e dividiu opiniões
O desfile da Gucci na temporada de primavera-verão 2024, que aconteceu nesta sexta-feira (22) na semana de moda de Milão, era um dos mais esperados do calendário oficial devido ao novo momento que inaugura na marca. Isso porque o evento mostrou a estreia de Sabato de Sarno, que assumiu a direção criativa da grife no início do ano, após a saída de Alessandro Michele.
A coleção ‘Ancora‘ (palavra que pode ser traduzida como ‘Ainda’ ou ‘Novamente’), apresentada pelo estilista, dá continuidade ao que tínhamos visto nos desfiles anteriores de 2023, que vieram em um visual minimalista, diferente da extravagância assinatura de Michele, responsável por revolucionar a imagem da Gucci com sua ousadia nos 7 anos em que esteve à frente da direção criativa. Agora, com a estética quiet luxury dominando o mundo, a marca italiana expõe de forma escancarada sua mudança com peças descomplicadas, comerciais e contemporâneas, ainda que com um ode ao minimalismo dos anos 90.
Na passarela, vimos a tendência do cherry cola, esse vermelho bordô, que se destaca ao mesmo tempo em que se mistura com os tons neutros, vestidos, tops e shorts supercurtos, com uma certa sensualidade sem excessos, renda nos slip dresses, couro e blazers de modelagem clássica. Em comunicado, de Sarno declarou que a intenção de ‘Ancora’ é “representar uma história de alegria de vida, de paixão, de humanidade, de pessoas, de vida real, de glamour irreverente, de provocação, de simplicidade, de sentimentos e emoções imediatas“.
O desfile coloca um ponto final em alto e bom som na era Alessandro Michele, que havia conquistado tantos admiradores da marca, e, como toda mudança, essa também dividiu opiniões entre o público. O designer brasileiro Igor Dadona, por exemplo, comentou a falta de emoção que sentiu ao ver as roupas: “Foi bem sem graça mesmo”, escreveu.
Rolou a estreia do Sabato na Gucci, e pro meu gosto pessoal: não gostei da coleção, estava com a expectativa meio alta, bem que o @eduardoviveiros falou que o pessoal estava meio brochado, foi bem sem graça mesmo rsrs
— igor dadona (@igordadona) September 22, 2023
No Twitter, a galera repercutiu o evento, com comentários positivos e negativos. Houve quem tenha amado logo de cara o primeiro trabalho de Sabato de Sarno. “Sou uma minimalista chic e estou me sentindo contemplada“, disse um usuário. E também quem usou adjetivos como ‘esquecível’ para descrevê-la. “Se colocar na vitrine da Zara ninguém percebe a diferença”, tuitou outro.
nossa eu ameeeii a coleçao da gucci. da bem pra ver que ele trabalhou por muito tempo com o pierpaolo – a coleçao ao todo me pareceu bem valentino – mas eu acho que tem potencialzao!
— mitcho (@mitchomezzomo) September 22, 2023
eu AMEI essa coleção da gucci!!!!! sdds do michele? sim. mas também sou uma minimalista chic e estou me sentindo contemplada
— ✶ lella (@seolarsohn) September 22, 2023
eu gostei da coleção da gucci 🤷🏻♀️ adoro as coleções dos anos 90 mesmo. a impressão de estar com a mesma cara de outras marcas logo passa, foi muito tempo com o michele.
— ⋆ (@capricosmos) September 22, 2023
é tão triste ver que a gucci se tornou uma marca tão esquecível, a coleção básica e tão sem vida… alessandro michele você faz falta
— 🐈⬛ (@jegulusdiary) September 22, 2023
"ai essa coleção da Gucci tá linda"
mona se colocar na vitrine da Zara ninguém percebe a diferença pic.twitter.com/2hHLMcbG96
— Camilla Freitas (@camillafrts) September 22, 2023
N era muito fã do Alessandro/Gucci porém ele foi muito revolucionário, essa coleção de debut do Sabato tá bem mais minimalista e comercial, gostei MT porém nada que já vimos em todas as coleções passadas de outras marcas, PORÉM usaria quase todas as peças então é HIT pra mim ✍️ pic.twitter.com/mtLJsU2UMu
— C (@anthemin_) September 22, 2023
sabato não aprendeu sobre diversidade na passarela com o pierpaolo na valentino. e essa coleção da gucci, faltou emoção
— kaio (@kdantasf) September 22, 2023
E aí, o que você achou da estreia de Sabato de Sarno?