Rafael Caetano homenageia São Paulo e obra de Mário de Andrade em desfile
Coleção 'Intransitivo', apresentada no SPFW N57, destaca versos do autor e símbolos da capital paulista
Rafael Caetano participou pela terceira vez do São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (12), apresentando desfile da coleção ‘Intransitivo‘, inspirada na obra e na vida de Mário de Andrade e no seu vínculo com a cidade de São Paulo. O estilista trouxe às peças referências de versos do importante autor brasileiro, com destaque para o romance Amar, Verbo Intransitivo e e a clássica coleção de poemas Pauliceia Desvairada.
Morando na Espanha para defender seu mestrado em Estudos LGBTQ+ na Universidade Complutense de Madrid, Rafael Caetano explica a escolha do tema que permeia suas criações mostradas na passarela do SPFW N57. “Estou estudando fora do Brasil, e a saudade que eu sinto de São Paulo me motivou a escolher um tema que se relacionasse com a cidade. Mas não queria trabalhar com elementos concretos, já tomamos um rumo mais abstracionista na última coleção, em que falamos sobre música. Desta vez, optamos pela literatura e escolhemos as obras do Mário para construir essa narrativa”, afirma em entrevista à CAPRICHO.
As referências se dão através da transposição de versos de Mário de Andrade e de símbolos importantes da capital paulista. “Temos a representação do pássaro saracura, estampa ícone da coleção, que faz alusão ao tradicional bairro do Bixiga, localizado no centro de São Paulo. Lavagem em verde com base cinza representam o concreto. O carinho do poeta com a cidade abraçará os modelos com uma roupa confortável para um homem culto e sofisticado”, explica.
O diretor criativo também ressalta que seus estudos sobre gênero fazem parte da identidade da marca. “Ainda que nosso trabalho esteja focado na moda masculina, o guarda-roupa feminino é sempre o ponto de partida para o desenho da coleção. Estou sempre de olho na moda feminina, pensando em como acabamentos, materiais e formas utilizadas com exclusividade na roupa feminina pode aparecer na roupa masculina. Subverter os códigos utilizados na construção do gênero, ao longo da história da moda, é um grande objetivo desde a nossa primeira coleção.”
Olhando para o futuro, Rafael Caetano destaca a vontade de se estabelecer no mercado espanhol. “A capital madrileña está no meu mapa”, garante.
Estamos torcendo para esse sucesso alcançar proporções ainda maiores (e internacionais)! <3