10 vilãs de filmes e séries que roubam a cena com seus looks icônicos
De personagens da Disney, como Cruella e Yzma, a antagonistas estilosas, como Miranda Priestly e Sharpay Evans

ocê já reparou que muitas vezes os vilões e vilãs usam looks mais fashionistas, elegantes e até ousados do que os heróis ou personagens ‘mocinhos’ da história? O figurino do protagonista costuma vir mais simples, pelo menos em um primeiro momento, acompanhando sua trajetória de crescimento, de forma que o público se identifique. Enquanto isso, o antagonista geralmente é retratado com roupas impactantes que traduzam seu poder na narrativa.
Essa lógica não é necessariamente uma regra e existem casos em que ela é subvertida, mas não dá para negar que um vilão fashionista pode ficar ainda mais icônico. Para você relembrar, separamos 11 casos de filmes, séries e animações em que isso acontece.
11 vilãs de filmes e séries que são um verdadeiro ícone fashion
Cruella de Vil
Com o sonho de se tornar uma estilista de sucesso, é claro que Cruella de Vil seria uma vilã ligada à moda. Seja na versão animada de 1961, no longa Os 101 Dálmatas de 1996 com a atriz Glenn Close, ou no filme de 2021 com Emma Stone.
Yzma
A vilã de A Nova Onda do Imperador (2000), da Disney, é responsável por transformar Kuzko em uma lhama. Tendo o roxo como sua cor principal, Yzma aparece usando vestidos longos, maxibrincos, cílios volumosos e unhas pintadas.
Miranda Priestly
A fictícia Runway Magazine, revista mais importante de Nova York em O Diabo Veste Prada (2006), teria que vir com uma editora-chefe à altura. Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, entrega várias produções sofisticadas que essa história merece.
Melisandre
Conhecida como A Mulher Vermelha, Melisandre, da série Game Of Thrones, usa o tom de fogo nos cabelos e roupas. A personagem surge com vestidos, capas e penteados diferentes, além de gargantilhas que completam seu visual.
Rainha de Copas
A Rainha de Copas, em especial a de Helena Bonham Carter no filme Alice País nas Maravilhas (2010) de Tim Burton, é um ótimo exemplo de vilã que é reverenciada com fantasias no Halloween.
Rainha Má
Ainda na temática Disney e rainhas, podemos ver nos looks da Rainha Má, de Branca de Neve e os Sete Anões, alguns códigos que se repetem entre as vilãs, tais como gola alta estruturada, capa longa, colar com pingente grande e os tons roxo, preto e vermelho permeando a roupa e a maquiagem.
Malévola
Malévola, do conto da princesa Aurora, a Bela Adormecida, novamente resgata os elementos tradicionais de uma personagem má, seja no desenho ou no live-action de 2014 com Angelina Jolie.
Úrsula
Úrsula, a bruxa do mar em A Pequena Sereia, é mais uma que faz juz ao estilo tradicional de vilã de animações da Disney, tanto no desenho original (1989), como no filme de 2023.
Sharpay Evans
Existem, ainda, outro tipo de antagonista em filmes, as patricinhas. Sharpay Evans, de High School Musical (2006), é uma referência dessa categoria, com seu figurino cor-de-rosa e ultrafeminino que contrasta com sua personalidade exigente e egoísta.
Regina George
Outro caso é a icônica Regina George, de Meninas Malvadas. Além da personagem do filme original (2004), vivida por Amy Adams, aqui destacamos o musical de 2024 que teve Reneé Rapp nesse papel, com looks atualizados e ainda mais potentes, seja no cor-de-rosa ou com uma jaqueta preta.


De qual dessas vilãs você invadiria o armário para pegar um look ou montar uma fantasia?