Continua após publicidade

Pior do que aquecimento global, a Terra entrou agora na ‘era da ebulição’

Organização Meteorológica Mundial avisa: estamos em contagem regressiva para salvar o planeta. O que acontece se não corrermos?

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h21 - Publicado em 5 set 2023, 18h32

 

O

conceito de aquecimento global já é falado há muito tempo, e avisos não faltam, mas se a gente te contar que a situação está tão crítica que já passamos dessa fase e entramos em uma pior, você acredita? No segundo semestre deste ano, a Terra está atingindo temperaturas tão altas que a ONU emitiu um alerta: entramos na fase de ebulição global. 

“Mas como assim ‘ebulição global’, CH?” Calma, vamos entender juntos o que significa essa nova era, as consequências e o que se espera da humanidade nessa altura do campeonato.

Qual a diferença entre ebulição e aquecimento global?

Antes de mais nada, vale um resumo bem simples: a Terra está sendo “aquecida demais” como consequência dos gases do efeito estufa, que são gerados por causa da nossa poluição. Esses gases fazem com que o planeta absorva o calor do Sol, mas crie camadas protetoras que dificultem a saída desse ar quente.

Continua após a publicidade

Basicamente, o aquecimento global é o termo que define esse processo do aumento da temperatura do globo e é um fenômeno que está acontecendo a longo prazo. “Ebulição” é um ponto muito alto da fervura. Quando falamos que nosso planeta está em “estado de ebulição”, significa que a temperatura está tão quente, que a Terra está fervendo. 

 

 

Quais são as consequências?

Vish… são tantas consequências que fica até complicado de escolher quais listar. Com nosso meio ambiente desregulado, tudo ao redor vai desregular, gente! Não podemos esquecer que fomos nós que invadimos a natureza e dependemos dela, nossas matérias primas vem dela. Então as consequências vão de desastres ambientais destruindo moradias a escassez de recursos para sobrevivência.

Spoiler do que acontece se permitimos que chegue a um ponto irreversível:

  • Desastres ambientais ficarão cada vez mais frequentes, como furacões, tsunamis, terremotos…;
  • Aumento das queimadas nas florestas;
  • Flora e Fauna morrendo, com plantas e animais entrando em extinção. Vida marinha também é afetada;
  • Elevação do nível do mar;
  • Vários lugares do planeta se tornando inabitáveis, ou por serem tomados por água ou pela seca;
  • Falta de recursos para sobrevivência, principalmente de alimentos.

Cada lugar do planeta será afetado de uma maneira. Enquanto alguns lugares sofrerão com a seca extrema, alguns poderão até desaparecer por serem tomados pelo mar que se elevará muito, por exemplo. É… dá medo só de imaginar, mas se desesperar definitivamente não é a solução. O primeiro passo é não fechar os olhos para o problema.

Estamos em contagem regressiva

A Organização Meteorológica Mundial alertou que temos um prazo de 5 ou 6 anos, para limitar o aquecimento global. Se a temperatura só continuar aumentando, não teremos mais como lutar por uma mudança efetiva nesse cenário de destruição.

Publicidade