Por que o pódio de Simone Biles e Rebeca Andrade foi alterado

Recurso da equipe da Romênia alterou o resultado da competição. Mas calma, o ouro da nossa Rebeca está assegurado. Vem entender!

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h28 - Publicado em 13 ago 2024, 21h00

Uma das imagens mais memoráveis de toda a Olimpíada de Paris, que mostra as duas ginastas americanas Simone Biles e Jordan Chiles reverenciando a brasileira Rebeca Andrade, no pódio do solo, estará para sempre em nossa memória. Porém, um recurso feito pela equipe da Romênia alterou o resultado da competição – o que gerou uma baita polêmica nas redes sociais.

Não entendeu? Calma, a CAPRICHO te explica tudo sobre isso.

Se você não se recorda do que aconteceu na competição, a gente te lembra agora: A ginasta da Romênia, Ana Barbosu, foi a última a se apresentar no solo. Ela recebeu a nota de 13.700, o que a deixou, até aquele momento, em terceiro lugar (Simone Biles ficou com a prata e Rebeca Andrade com o ouro). Apesar disso, a americana Chiles, que havia recebido a nota de 13.666, entrou com recurso para revisão da nota, que foi aceito e revisto para 13.777. Barbosu, que estava comemorando a conquista do bronze, viu pelo telão que havia ficado em quarto lugar e começou a chorar copiosamente.

O momento foi bastante comentado nas redes sociais, inclusive:

Continua após a publicidade

@portalnationpop

Isso foi de partir o coração 😔 – Ana Barbosu, da Romênia, percebendo que saiu do pódio da final do solo após revisão da nota de Jordan Chiles, dos EUA. A romena estava em terceiro lugar, mas viu a nota da adverária subir para 13.766, enquanto a dela foi de 13.700. 📺 reprodução – X/Twitter #anabarbosu #jordanchiles #romênia #usa #paris2024 #olímpiadas

♬ Love by Grace – Lara Fabian

O recurso movido pela Romênia

Após a competição, a Romênia, com apoio de Nadia Comaneci, uma das principais ginastas de todos os tempos, entrou com um recurso para a revisão da nota de sua atleta, e teve o pedido aceito. Em nota, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos disse que está “devastada com a decisão”, já que, com isso, o bronze da americana Jordan Chiles foi revisto. Apesar disso, a Federação americana decidiu por não devolver a medalha de bronze. Após a polêmica, a americana Jordan Chiles disse que ficará um tempo de fora das redes sociais.

 

E vocês, o que acharam de toda essa história?

Publicidade