
Ser jovem sempre incomodou tanto assim?
Em 1967, a Revista Realidade já retratava angústias e conflitos que continuam vivos nas novas gerações.
Revista Realidade foi um marco da imprensa nacional. Publicada entre 1966 e 1976, suas edições mensais traziam reportagens aprofundadas, entrevistas exclusivas, pesquisas rigorosas e ensaios fotográficos que se tornaram icônicos. Em comemoração aos 75 anos do Grupo Abril, esses volumes serão disponibilizados mensalmente pelo Grupo Abril na plataforma GoRead.
Em 1967, a revista lançou a edição especial “A juventude brasileira, hoje”. Sessenta anos depois, seguimos insistindo em tentar entender os jovens: o que pensam? Como se vestem? Por que agem diferente? E seguimos presos no mesmo conflito de gerações que hoje recai, quase como um clichê, sobre a geração Z.
Sempre foi complexo desvendar uma mente que pensa diferente. Tão complexo que, naquela época, foi preciso pesquisa de campo, entrevistas com psicólogos, centenas de formulários e relatos para explicar ao público que o jovem não queria mais viver como antes.
“Camisas de cores berrantes, calças apertadas, sapatos cheios de fivelas, jóias extravagantes, bonés esquisitos, cabelos compridos, saias curtas, um ar displicente diante de tudo: nossas grandes cidades vêem aumentar a cada dia esse tipo de jovem”, é como a revista Realidade descrevia, em 1967, o estilo consagrado pelos The Beatles, hoje considerado um clássico.
“O idealismo é considerado como uma doença-da-idade, que o tempo há de curar. Para os cidadãos já bem assentados na vida, ‘idealismo’ se confunde com ‘ingenuidade’. Ao mesmo tempo, entretanto, os jovens são acusados de materialismo, descrença e falta de valores espirituais — isto é, de ideais.”, conta a mesma publicação. Seja por sonhar demais ou de menos, ser jovem sempre foi alvo de críticas.
Pode parecer birra contra a geração Z, mas o mesmo embate existiu com as gerações anteriores. Questionar (ou não) sempre será um problema quando se é diferente do “normal” vigente. E é por isso que registrar essas discussões do cotidiano torna o jornalismo uma ferramenta histórica: ele nos ajuda a ver que nossos avós também foram jovens.
Para ler mais fatos que viraram histórias, o Grupo Abril disponibiliza edições da Revista Realidade, inclusive tiragens censuradas, no GoRead. As publicações serão disponibilizadas gradualmente e você terá acesso a novas edições todos os meses. Assine o GoRead e tenha acesso a melhor banca digital do mercado.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.