Tudo sobre sexo oral: o que é, cuidados e outras dúvidas

O que é? Quando fazer? Como se preparar? A CH te responde!

Por Da Redação Atualizado em 13 set 2019, 17h31 - Publicado em 13 set 2019, 17h30

Falar sobre sexo ainda é um tema tabu para várias pessoas. Por isso, muitas garotas crescem sem tanto conhecimento e acabam aprendendo informações que nem sempre são verdadeiras.

Uma das principais dúvidas de várias meninas que estão começando a vida sexual é entender tudo que está relacionado ao sexo oral, que é ainda menos debatido. O que é? Como fazer? Quando fazer? Como se preparar?

GIPHY/Reprodução

Fica tranquila! A CH conversou com a Dra. Lívia Daia, ginecologista, obstetra e mastologista da clínica Daia Venturieri, para responder as principais perguntas sobre sexo oral. Vamos lá?

O que é?

O sexo oral é definido pela relação entre boca e órgão genital, que vai gerar prazer para algum dos componentes dessa “troca”.

Continua após a publicidade

Então, sexo oral pode ser considerado sexo?

Algumas pessoas argumentam que sexo oral não é sexo, porque serve como “preliminares” para esquentar a relação. Mas, não é bem assim. “A gente tem que entender que sexo é qualquer troca íntima que você tem com o parceiro”, explica a Dra. Lívia.

Precisa usar camisinha?

Sim! E não dá pra esquecer disso, viu? Segundo a Dra. Lívia, fazer sexo oral sem camisinha é suficiente para transmitir vírus como HPV, herpes e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Não arrisque!

Quando saber se é a hora certa de fazer?

Assim como a “hora certa” para ter a primeira vez, a resposta dessa pergunta também é simples: não tem um momento exato para acontecer. “É importante entender que o sexo tem que ser uma troca de prazeres. Então, a partir do momento que ela quer ter prazer e dar prazer, o sexo oral pode ser utilizado como um modo propício de curtição entre o casal”, explica.

Continua após a publicidade

Como se preparar?

Tudo o que você precisa é se sentir segura e estar confiante de que fazer isso é o que você deseja. “A única preparação para o sexo oral é parar e se perguntar ‘Eu estou me sentindo segura para fazer isso? Faz parte do meu desejo?’. Se a resposta for sim, a menina está pronta”, comenta. A prática do sexo oral se resume em uma palavra: permissão. Se os dois estiverem confortáveis e relaxados com a situação, vai dar tudo certo.

Vale lembrar que você não é obrigada a fazer nada que não queira, combinado? Nada de fazer sexo oral só para agradar o outro! Relações sexuais envolvem intimidade e confiança, por isso os dois precisam estar confortáveis para acontecer. Então, caso você não se sinta à vontade e realmente não goste da ideia, converse com o seu parceiro e explique o seu lado. Ele tem que entender e respeitar!

Publicidade